O USO DA INFORMAÇÃO CONTÁBIL PELOS GESTORES DAS EMPRESAS DOS MUNICÍPIOS DE CACOAL E ROLIM DE MOURA-RO

Autores

  • Odirlei Arcangelo Lovo FEAD Minas – FAROL
  • Josmária Lima Ribeiro de Oliveira Puc Minas e FEAD
  • Fabrício Ziviani FEAD Minas – FUMEC

DOI:

https://doi.org/10.12979/11472

Palavras-chave:

Informação, contabilidade, indicadores, análise financeira.

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de um survey aplicado a 203 organizações sobre o uso dos indicadores contábil-financeiro como fonte de informação que alicerça as decisões e ações dos gestores das empresas de Cacoal e Rolim de Moura no estado de Rondônia. O universo da pesquisa consistiu nas empresas cadastradas na ACIRM e na ACIC, que perfazem 803 organizações. Das 203 organizações respondentes, 95 são de Cacoal e 108 de Rolim de Moura. Por meio da análise dos dados coletados foi possível verificar que a grande maioria dos gestores utilizam informações econômicas e financeiras no processo cotidiano da gestão organizacional. O grau de importância dos indicadores obtidos nas respostas dos gestores é predominantemente positivo. Percebeu-se que o não recebimento ou o recebimento em prazo inoportuno das informações prejudicam o uso de informações contábeis no cotidiano das organizações. E ainda, que o recebimento dos demonstrativos e indicadores com periodicidade anual não é propício aos gestores enquanto fonte de informação.

Biografia do Autor

Odirlei Arcangelo Lovo, FEAD Minas – FAROL

Mestre em Administração e Contador

Josmária Lima Ribeiro de Oliveira, Puc Minas e FEAD

Doutora em Ciência da Informação, mestre em Administração com ênfase em agronegócio, especialização em administração de sistemas de informação, graduação em Ciências Contábeis e Administração. Assistente IV da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e professora do mestrado profissional da FEAD Minas.

Fabrício Ziviani, FEAD Minas – FUMEC

Doutor em Ciência da Informação pela UFMG (2012). Possui Mestrado em Administração Pública - Gestão da Informação pela Escola de Governo - Fundação João Pinheiro (2005), Especialização em Gestão de Tecnologia pela Universidade Estácio de Sá (2001) e Graduação em Administração com Habilitação Análise de Sistemas pelo Centro Universitário do Espírito Santo (1999). Atualmente é professor Adjunto I do Mestrado em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento da FUMEC.

Downloads

Publicado

2015-04-30

Como Citar

Lovo, O. A., Oliveira, J. L. R. de, & Ziviani, F. (2015). O USO DA INFORMAÇÃO CONTÁBIL PELOS GESTORES DAS EMPRESAS DOS MUNICÍPIOS DE CACOAL E ROLIM DE MOURA-RO. Revista De Contabilidade Do Mestrado Em Ciências Contábeis Da UERJ, 20(1), 80–91. https://doi.org/10.12979/11472

Edição

Seção

Artigos