RECONHECIMENTO DA RECEITA DE VENDA IMOBILIÁRIA: UM ESTUDO DAS MAIORES S/A'S BRASILEIRAS NO MERCADO RESIDENCIAL

Autores

  • Daniel Ferreira Falcão Universidade Federal Fluminense
  • Leonardo José Seixas Pinto Universidade Federal Fluminense
  • Jorge Katisumi Niyama Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.12979/10777

Palavras-chave:

Receita, Reconhecimento, Off-Balance, Mercado Imobiliário.

Resumo

O reconhecimento das receitas tem sido tema frequente nas discussões do ambiente contábil. As particularidades de cada país, a importância do tema para o resultado das empresas e as frequentes republicações dos demonstrativos compõem o conjunto central de justificativas utilizadas para as inconsistências no reconhecimento da receita. O artigo tem o objetivo de apontar os principais pontos críticos no procedimento de reconhecimento de receitas através da metodologia “POC” (método da percentagem completada), para o setor da construção civil dedicado a vendas de imóveis. Adicionalmente, buscou-se evidenciar sob a luz da teoria contábil que a atual metodologia apresenta incongruência no seu resultado, não atendendo os princípios básicos da contabilidade. Os resultados apontam que as receitas não reconhecidas “off-balance” mas somente mencionadas em notas explicativas foram de 43% e 50% respectivamente para as duas empresas estudadas em 2012. Em contra partida o saldo de clientes a receber encontra-se subavaliado pois não estava integralmente reconhecido nas demonstrações destas companhias apesar da existência de um contrato, muitas das vezes de natureza pública, suportar essa operação e portanto o saldo a receber. Conclui-se também que o conjunto atual dos IAS e IFRS não contempla uma solução clara e objetiva para realidade brasileira fazendo com que as empresas deste setor utilizem uma prática adaptada segundo interpretações do ambiente brasileiro. Cabe ainda a reflexão sobre um método originalmente nacional visto a inaplicabilidade direta dos pronunciamentos atuais, onde seja possível reconhecer todas as vendas e recebíveis dentro do Balanço Patrimonial, atendendo assim o princípio da confrontação das receitas e custos e o regime de competência.

Biografia do Autor

Daniel Ferreira Falcão, Universidade Federal Fluminense

Doutorando em Contabilidade Programa Multi-institucional da UnB, UFPB e UFRN, mestre em Estratégia pela UFRRJ e professor da graduação e pós graduação da UFF.

Leonardo José Seixas Pinto, Universidade Federal Fluminense

Doutorando em Contabilidade Programa Multi-institucional da UnB, UFPB e UFRN, mestre em Contabilidade pela UERJ e professor da graduação e pós graduação da UFF.

Jorge Katisumi Niyama, Universidade de Brasília

Pós Doutor em Contabilidade pela Univeristy of Otago, doutor e mestre em Contabilidade pela USP e professor do mestrado e doutorado em Contabilidade do Programa Multi-institucional da UnB, UFPB e UFRN.

Downloads

Publicado

2014-04-30

Como Citar

Falcão, D. F., Pinto, L. J. S., & Niyama, J. K. (2014). RECONHECIMENTO DA RECEITA DE VENDA IMOBILIÁRIA: UM ESTUDO DAS MAIORES S/A’S BRASILEIRAS NO MERCADO RESIDENCIAL. Revista De Contabilidade Do Mestrado Em Ciências Contábeis Da UERJ, 19(1), 24–41. https://doi.org/10.12979/10777

Edição

Seção

Artigos