O corpo a corpo feminista nas ruas e nas telas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/rcd.2021.60156

Palavras-chave:

manifestações de rua, feminismo decolonial, audiovisual, performance

Resumo

No cenário atual do retorno da potência das lutas e reivindicações feministas, e eclosão das novas tecnologias e redes,  inúmeros materiais audiovisuais têm sido produzidos e difundidos tanto para efeito de registro, como disseminação das manifestações nas ruas. Esta produção audiovisual tem como característica um redimensionamento do papel político do corpo da mulher, em que a exposição e a performance promovem uma manipulação produtiva da potência política dos corpos femininos. Tais produtos também se caracterizam pela articulação de diferentes formatos narrativos e criativos, apresentando elementos estéticos transgressores, que merecem ser elucidados. No presente artigo propomos uma análise de alguns destes vídeos, articulada a  pressupostos teóricos do feminismo contemporâneo, para evidenciar de que forma os encontros dos corpos nas ruas e nas telas se retroalimentam, apresentando uma alternativa eficaz de ocupação e proliferação das pautas políticas femininas.

Biografia do Autor

Geisa Rodrigues Leite da Silva, Universidade Federal Fluminense

Geisa Rodrigues é Professora do curso de Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense.

Referências

BRAIDOTTI, Rosi. Affirming the affirmative: on nomadic affectivity.Rhizomes 11/12, fall2005/spring 2006. Disponível em http://www.rhizomes.net/issue11/braidotti.html

______________. Nomadic subjects: embodiment and sexual difference in contemporary feminist theory. New York: Columbia University press, 1994.

______________. Feminismo, diferencia sexual y subjetividad nómade. Barcelona, España: Editorial Gedisa, 2015.

BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. 7. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2014.

____________. Corpos em aliança e a política das ruas: Notas sobre uma teoria performativa de assembleia. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2018.

DAVIS, Angela. Mulheres, raça e classe.1ª Ed- São Paulo: Boitempo, 2016.

GONZALEZ, Lélia. A mulher negra na sociedade brasileira: uma abordagem político- econômica. In RODRIGUES, Carla, BORGES, Luciana e RAMOS, Tania R. O. , (orgs). Problemas de gênero. Rio de Janeiro: Funarte, 2016.

___________. A categoria político- cultural de de Amefricanidade. In Revista Tempo Brasileiro, n. 92/93, 1998.

HALL, Stuart. Da diáspora: Identidades e mediações culturais. Belo Horizonte : Ed. UFMG, 2011.

____________. Cultura e representação. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio: Apicuri, 2016.

HOOKS, Bell. Olhares Negros: raça e representação. São Paulo: elefante, 2019.

LUGONES, María. Rumo a um feminismo descolonial. Trad. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, 22(3): setembro-dezembro/2014

SODRÉ. Muniz. Sobre Imprensa Negra In Lumina - Facom/UFJF - v.1, n.1, p.23-32, jul./dez. 1998 - www.facom.ufjf.br.

___________. Pensar Nagô. Petrópolis- RJ: Ed.Vozes, 2017.

SOUZA, Tânia Conceição Clemente de. A Análise do não verbal e os usos da imagem nos meios de comunicação. In: Revista Rua. Revista do Laboratório de Estudos Urbanos do Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade. Campinas. 7ª edição. p.65-94. 2001.

Downloads

Publicado

2021-08-06

Como Citar

da Silva, G. R. L. (2021). O corpo a corpo feminista nas ruas e nas telas. Revista De Comunicação Dialógica, (5), 48–74. https://doi.org/10.12957/rcd.2021.60156

Edição

Seção

Artigos