FINANCIAMENTO DA MÍDIA ALTERNATIVA NO BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/rcd.2021.59841

Palavras-chave:

financiamento, mídia, alternativa, democracia, internet

Resumo

Este trabalho discute o financiamento da mídia alternativa no Brasil, tendo como objeto a chamada Blogosfera Progressista. O artigo propõe duas amplas categorias principais de financiamento: estratégias de autofinanciamento, que incluem vaquinhas coletivas (crowdfunding) e venda de assinaturas, entre outras; e financiamento via fontes externas ao blog, site ou outro tipo de iniciativa midiática, por meio de recursos provenientes de verbas públicas ou da iniciativa privada, seja ela empresarial ou fruto de subvenção concedida por instituições de fomento, em geral, internacionais. O trabalho conclui que a questão do financiamento se faz importante porque, além de nutrir um ecossistema midiático plural, impacta efetivamente no alcance que cada uma das iniciativas midiáticas alternativas pode ter no sistema midiático do qual faz parte, estimulando o debate público e favorecendo, potencialmente, a qualidade das democracias.

Biografia do Autor

Eleonora de Magalhães Carvalho, UFF

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Publicado

2021-08-06

Como Citar

de Magalhães Carvalho, E. (2021). FINANCIAMENTO DA MÍDIA ALTERNATIVA NO BRASIL. Revista De Comunicação Dialógica, (5), 101–125. https://doi.org/10.12957/rcd.2021.59841

Edição

Seção

Artigos