Formação de familiares em alfabetizar letrando: processos dialógicos de aprendizagem entre mulheres

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/rcd.2021.55038

Palavras-chave:

alfabetizar letrando, formação de familiares, formação literária, educação transformadora, grupo de mulheres.

Resumo

Neste artigo, relatamos e analisamos a experiência de uma formação em “alfabetizar letrando” entre mulheres, realizada durante 2019 no Educandário Humberto de Campos, localizado na zona rural de Alto Paraíso de Goiás/GO. Parte de um movimento de transformação na escola como um todo, a formação buscou contribuir para a alfabetização dos estudantes, a partir do estudo e da expressão literária entre os familiares dos educandos, principalmente as mães de crianças das primeiras séries do Ensino Fundamental I. A partir da educação democrática, da metodologia de projetos e da comunicação não-violenta, o objetivo da instituição é criar uma Comunidade de Aprendizagem. Numa perspectiva poética e dialógica, a formação buscou fomentar o gosto pela literatura entre as mães e formá-las para apoiar a descoberta da leitura de seus filhos. O fortalecimento dos laços comunitários e o desenvolvimento educacional se deu a partir do estudo literário e da livre expressão da escrita, do compartilhamento de memórias, ideias e emoções entre as mulheres, da proposição de ações das mães junto às turmas e da avaliação da escrita das crianças e autoavaliação das ações do grupo. 


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Publicado

2021-08-06

Como Citar

Nogueira Marques de Vasconcelos, B. (2021). Formação de familiares em alfabetizar letrando: processos dialógicos de aprendizagem entre mulheres. Revista De Comunicação Dialógica, (5), 126–142. https://doi.org/10.12957/rcd.2021.55038

Edição

Seção

Artigos