CURSO DE EXTENSÃO MÍDIA, VIOLÊNCIA E DIREITOS HUMANOS: UM ESPAÇO DE DIÁLOGO E REFLEXÕES, MAS SOBRETUDO DE APRENDIZADO E AMADURECIMENTO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/rcd.2019.40971

Palavras-chave:

Mídia, Violência, Direitos Humanos, Educação, Extensão

Resumo

O presente trabalho pretende apresentar os resultados parciais das cinco edições do Curso de Extensão Mídia, Violência e Direitos Humanos, realizado pelo Núcleo de Estudos de Políticas Públicas e Direitos Humanos (Nepp-DH) da UFRJ. Esta iniciativa se propõe a ser um espaço de diálogo horizontal entre a Universidade e a sociedade, em específico, com moradores de favelas e periferias, lideranças comunitárias e de movimentos sociais, comunicadores populares e profissionais com atuação nesses territórios. As aulas têm como objetivo colocar em debate as representações da violência urbana, de gênero, étnico-racial, entre outras, e propor alternativas a elas. No decorrer dos anos em que este curso tem sido realizado, foram feitas diversas modificações com o intuito de se aproximar cada vez mais do horizonte almejado. O resultado até aqui tem sido transformações, não apenas do ponto de vista profissional e acadêmico, como também pessoal nas vidas dos organizadores, professores, palestrantes e alunos envolvidos.

Biografia do Autor

Pedro Barreto Pereira, UFRJ

Jornalista do quadro técnico-administrativo da UFRJ; doutor em Comunicação e Cultura pela ECO-UFRJ, mestre em Comunicação e Cultura pela UFRJ, especialista em Jornalismo Cultural pela Universidade Estácio de Sá e bacharel em Jornalismo e Radialismo pelo Centro Universitário da Cidade; coordenador do Curso de Extensão Mídia, Violência e Direitos Humanos, realizado pelo Nepp-DH/UFRJ.

Referências

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Filme

Nossos mortos têm voz. Fernando Sousa e Gabriel Barbosa. Brasil, 2018.

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Publicado

2019-09-05

Como Citar

Pereira, P. B. (2019). CURSO DE EXTENSÃO MÍDIA, VIOLÊNCIA E DIREITOS HUMANOS: UM ESPAÇO DE DIÁLOGO E REFLEXÕES, MAS SOBRETUDO DE APRENDIZADO E AMADURECIMENTO. Revista De Comunicação Dialógica, (1), 185–199. https://doi.org/10.12957/rcd.2019.40971

Edição

Seção

Relatos de Experiência