Razão pública de Rawls como razão retórica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/rqi.2021.62781

Palavras-chave:

John Rawls - Razão Retórica - Razão Pública - Releitura Retórica - Viragem Retórica

Resumo

 O objetivo do presente texto é mostrar que a legitimação pelo procedimento e pela justificação pública aparece hoje como um verdadeiro topos (lugar-comum) de ampla aceitação que nos faz atentar para aspectos retórico-argumentativos do discurso público relacionados à própria implementação de uma sociedade democrática bem ordenada capaz de abrigar o que Rawls chamou de pluralismo razoável que a caracteriza. Para isso, o pensador americano pressupõe uma razão pública que estabeleça a impossibilidade de se ter uma única doutrina abrangente e de ter garantida a verdade inteira. Como resultado da presente abordagem, constatou-se, pelo método da releitura retórica (rhetorical rereading), que a forma e o conteúdo dessa racionalidade pública estão próximos de uma racionalidade retórica na medida em que aquela se delineia ora como deliberação argumentativa num contexto público em que se tenha a concepção mais razoável de justiça, ora como especificação intersubjetivamente ponderada dos valores políticos básicos de uma associação cooperativa fundada na reciprocidade e no compartilhamento de princípios comuns de justiça. Contribui-se, assim, com a concepção que vê esse fórum político público, composto de cidadãos livres e iguais, capazes de raciocínio público, como juízes, funcionários do executivo e do legislativo e candidatos a cargos públicos, como bons exemplos de discursos retoricamente adaptados a audiências socialmente idealizadas.

 

Biografia do Autor

Narbal de Marsillac,  Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Professor Associado do Departamento de Filosofia da Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Professor dos Programas de Pós-Graduação em Filosofia e em Ciências Jurídicas da mesma Instituição. Presidente da Sociedade Brasileira de Retórica - SBR (2019/2020). Professor visitante da Universidade Laval -UL (2016) e do Instituto de Tecnologia de Massachusetts - MIT (2019) 

Downloads

Publicado

2021-12-11

Como Citar

Marsillac, N. de. (2021). Razão pública de Rawls como razão retórica. REVISTA QUAESTIO IURIS, 14(04), 1552–1571. https://doi.org/10.12957/rqi.2021.62781