Política e racionalidade: os limites do debate argumentativo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/rqi.2021.62779

Palavras-chave:

argumentação, retórica, ação comunicativa, democracia, deliberação.

Resumo

Um dos grandes problemas de nossa época parece ser a dificuldade, ou em muitos casos, a impossibilidade de se estabelecer um debate mediante argumentos. Na maior parte das vezes, o que se vê são opiniões não fundamentadas brandidas como se fossem verdades incontestáveis, de uma parte e de outra. É como se houvéssemos retrocedido a uma época na qual nem sequer se soubesse que é possível procurar a verdade – por exemplo, a Grécia na época de Sócrates. Os Diálogos de Platão mostram como boa parte dos interlocutores de Sócrates nem sequer entende sua busca pela verdade, a busca pela essência das coisas e dos conceitos: o que é o Belo? (Lísias); O que é a virtude? (Protágoras); O que é a coragem (Laques) e assim por diante. O que nos propomos aqui, no entanto, é abordar a questão da “dissonância comunicativa” que parece ser uma característica de nossa época: a multiplicidade de concepções teóricas, políticas, ideológicas e/ou religiosas torna cada vez mais difícil se pensar em termos de um “consenso por sobreposição”, como queria Rawls. É a fim de compreender melhor esse fenômeno, e buscar soluções, que nos voltamos para as obras de de Chaïm Perelman e de John Rawls.

 

Biografia do Autor

Luiz Paulo Rouanet, Universidade Federal de São João del-Rei

Professor Associado I na Universidade Federal de São João del-Rei. Mestre e Doutor em Filosofia pela USP. Pós-Doutorado na Unicamp. 

Downloads

Publicado

2021-12-11

Como Citar

Rouanet, L. P. (2021). Política e racionalidade: os limites do debate argumentativo. REVISTA QUAESTIO IURIS, 14(04), 1773–1783. https://doi.org/10.12957/rqi.2021.62779