A utilização da literatura no ensino jurídico brasileiro

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DOI:

https://doi.org/10.12957/rqi.2022.62407

Resumo

Resumo

A pesquisa analisa a relação entre direito e literatura, sugerindo a utilização desta como auxiliar metodológica ao ensino jurídico, visto que o método tradicional, expositivo e exegético, mostra-se insuficiente para uma plena compreensão do direito. Para tanto, apresenta-se inicialmente o contexto histórico no qual surgiu o ensino jurídico e a metodologia utilizada neste, demonstrando- se que esta permanece a mesma até a contemporaneidade, o que gera diversos entraves para que o aluno apreenda o objeto da ciência jurídica. Em seguida, relaciona-se direito e literatura, destacando o quanto esta pode contribuir para a reflexão e entendimento daquele. No tocante à metodologia, a pesquisa é de natureza qualitativa, exploratória em relação aos objetivos, utilizando-se do método dedutivo e trabalhando-se com dados provenientes de livros, artigos e legislações constitucionais e infraconstitucionais. Conclui-se que a literatura pode ser um relevante mecanismo auxiliar na metodologia do ensino jurídico para colaborar na construção do conhecimento dos estudantes, estimulando-os à leitura, ao pensamento crítico e contribuindo para a aprendizagem do direito sob uma perspectiva diferenciada.

Palavras-chave: Brasil. Ensino jurídico. Literatura.


Abstract

The research analyzes the relationship between law and literature, suggesting the use of it as a methodological aid to legal education, since the traditional, expository and exegetical method is insufficient for a full understanding of the law. To this end, initially presented the historical context in which the legal education and the methodology used in this, demonstrating that remains the same until the contemporaneity, which creates various obstacles for the student to take the object from the legal Science. Then, is law and literature, highlighting how this can contribute to reflection and understanding of that. As regards the methodology, the research is qualitative, exploration in relation to objectives, using the deductive method and working with data from books, articles, and constitutional laws and infra-constitutional. It is concluded that the literature may be an important mechanism to assist in the methodology of legal education to collaborate in the construction of knowledge of students, encouraging them to read and to critical thinking, thus contributing to the learning of law with a differentiated perspective.

Keywords: Brazil. Legal education. Literature.

Biografia do Autor

Ana Carolina Pessoa Holanda, Universidade de Fortaleza - UNIFOR, Fortaleza, CE

Mestre em Direito Constitucional pela Universidade de Fortaleza. Advogada. Especialista em Direito Constitucional pela Universidade de Fortaleza. Bacharel em Direito pela Universidade de Fortaleza 

Rosendo Freitas de Amorim, Secretaria de Educação do Ceará - SEDUC

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará. Professor da Secretaria de Educação do Ceará. Ex-Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional da Universidade de Fortaleza 

Ana Carla Pinheiro Freitas, Universidade de Fortaleza - UNIFOR, Fortaleza, CE

Doutora em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Mestre em Direito pela Universidade Federal do Ceará. Especialista em Direito Civil e em Direito Penal pela Universidade de Munique - Alemanha. Psicóloga formada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora do Curso de Pós-Graduação estrito senso em Direito da Universidade de Fortaleza 

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Publicado

2022-05-03

Como Citar

Holanda, A. C. P., Amorim, R. F. de, & Freitas, A. C. P. (2022). A utilização da literatura no ensino jurídico brasileiro. REVISTA QUAESTIO IURIS, 15(2), 603–627. https://doi.org/10.12957/rqi.2022.62407