O planejamento sucessório como instrumento de prevenção de litígios em uniões transnacionais ítalo-brasileiras: uma análise pragmática da sucessão no Brasil e na Itália

Autores

  • Rubens Pierrotti Junior Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

DOI:

https://doi.org/10.12957/rqi.2021.59150

Palavras-chave:

planejamento sucessório, sucessão internacional, uniões transnacionais, uniões ítalo-brasileiras, direito das sucessões.

Resumo

O artigo tem como objetivo apresentar o planejamento sucessório como uma ferramenta eficaz para prevenir conflitos em uniões binacionais (ítalo-brasileiras), particularmente de cônjuge ou companheira brasileira casada ou convivendo com italiano naquele país. Para tanto, o artigo, inicialmente, passa em revista à sucessão “não planejada”, dando conhecimento das normas brasileiras e italianas, de per si, para a sucessão legítima. Em seguida, essas normas são confrontadas, diante do Direito Internacional Privado, e das soluções judiciais e extrajudiciais de seu atrito. Com o leitor ciente da sucessão “não planejada” e de suas consequências, o artigo, então, apresenta algumas formas de planejamento sucessório para prevenir litígios, como a partilha em vida, o testamento, a constituição de holdings familiares e instrumentos securitários/previdenciários. O artigo demandou pesquisa na legislação do Brasil e da Itália, bem como revisão de literatura, por meio de obras de importantes doutrinadores, além de uma pequena análise sobre a ainda incipiente jurisprudência sobre o tema. Longe de esgotá-lo, o artigo se propõe muito mais a aguçar e estimular a pesquisa acadêmica sobre o assunto, além de oferecer algumas dicas práticas para quem estiver fazendo as malas para viver seu amor na Itália. O objetivo final é mesmo ser feliz!

   

Biografia do Autor

Rubens Pierrotti Junior, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Advogado, especialista no Direito das Família e das Sucessões (PUC, 2019), membro do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM), sócio fundador da Pierrotti Advocacia.    

Downloads

Publicado

2021-05-04

Como Citar

Pierrotti Junior, R. (2021). O planejamento sucessório como instrumento de prevenção de litígios em uniões transnacionais ítalo-brasileiras: uma análise pragmática da sucessão no Brasil e na Itália. REVISTA QUAESTIO IURIS, 14(02), 797–836. https://doi.org/10.12957/rqi.2021.59150