A inserção das mulheres na política brasileira e a interpretação das necessidades: uma análise à luz dos pressupostos teóricos de Nancy Fraser

Autores

  • Gabriele Zini de Oliveira Unisinos
  • Jéssica Cristianetti Unisinos
  • Clarissa Tassinari Unisinos

DOI:

https://doi.org/10.12957/rqi.2021.52638

Palavras-chave:

Desigualdade de gênero. Feminismo. Nancy Fraser. Política.

Resumo

Não obstante os direitos conquistados a partir da luta feminista, as relações sociais ainda são marcadas pela desigualdade de gênero. Especificamente no Brasil, a diferença na socialização de homens e mulheres reflete na inclusão delas no espaço político institucional, que, apesar de alguns avanços, ainda é um espaço majoritariamente marcado por homens brancos e proprietários, prejudicando a promoção de políticas públicas voltadas para as suas necessidades. Como metodologia para a construção do trabalho, adotou-se o método hermenêutico-fenomenológico, justamente por enxergar o conhecimento de algo como acontecimento e fenômeno, bem como a técnica de pesquisa, que envolve a documentação indireta, através da pesquisa bibliográfica dos pressupostos teóricos de Nancy Fraser, além da pesquisa documental de relatórios construídos pelo ONU e pelo IPEA. Ao final do estudo, conclui-se que o patriarcalismo e o trabalho de cuidado atrelado à reprodução social são empecilhos para a inserção das mulheres no espaço político-institucional.

 

Biografia do Autor

Gabriele Zini de Oliveira, Unisinos

Bacharela em Direito pela Universidade do Vale dos Sinos (UNISINOS). Mestre em Direito Público pela Universidade do Vale dos Sinos (UNISINOS). E-mail: gabizini@hotmail.com.

 

Jéssica Cristianetti, Unisinos

Doutoranda em Direito Público pela Universidade do Vale dos Sinos - UNISINOS na linha de pesquisa: Hermenêutica, Constituição e Concretização de Direitos, Bolsista CNPq. Doutorado Sanduíche (Agosto/2019 a Março/2020) cursado na Penn State University, em State College/PA, bolsista CAPES/PDSE. Mestre em Direito Público pela Universidade do Vale dos Sinos - UNISINOS na linha de pesquisa: Hermenêutica, Constituição e Concretização de Direitos, foi Bolsista CAPES neste período, dissertação aprovada pela banca avaliadora com nota máxima. Pós-Graduada em Direito e Processo do Trabalho pelo Damásio Educacional. Bacharela em Direito pela Universidade de Caxias do Sul (2013/4). 

Clarissa Tassinari, Unisinos

Professora do Programa de Pós-Graduação (Mestrado), da Especialização (Stricto Sensu) e da Graduação em Direito da UNISINOS. Coordenadora do Mestrado Interinstitucional entre a UNISINOS e a FAG (Cascavel/PR). Doutora e Mestre em Direito Público pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), com bolsa financiada pelo CNPq, sob orientação do Prof. Dr. Lenio Luiz Streck. Pós-doutora em Direito Público (UNISINOS), com financiamento pela CAPES (PNPD).  

Downloads

Publicado

2021-10-10

Como Citar

Oliveira, G. Z. de, Cristianetti, J., & Tassinari, C. (2021). A inserção das mulheres na política brasileira e a interpretação das necessidades: uma análise à luz dos pressupostos teóricos de Nancy Fraser. REVISTA QUAESTIO IURIS, 14(03), 1291–1308. https://doi.org/10.12957/rqi.2021.52638