Direitos humanos ontem e hoje: características e reminiscências da tradição clássica na dogmática moderna / Human rights yesterday and today: characteristics and reminiscences of the classical tradition in modern dogmatics

Autores

  • Daniel Nunes Pêcego Unversidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ
  • Guilherme Cundari de Oliveira Amâncio Unversidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

DOI:

https://doi.org/10.12957/rqi.2020.51527

Palavras-chave:

Direitos Humanos. Lei natural. Tradição filosófica clássica. Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão de 1789. Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Resumo

A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão de 1789 e a Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948 representam dois dos mais importantes documentos sobre direitos humanos da história e, no entanto, encarnam espíritos diferentes: a primeira, nascida em seio liberal e individualista, e a segunda, fruto do ânimo de reconciliação após graves crises internacionais. No presente artigo, procurou-se estudar o quanto há de resgate da tradição filosófica clássica no documento mais recente, e o que isso representa na análise da dogmática jurídica moderna. Em conclusão, encontrou-se que de fato a Declaração Universal reconcilia as visões de direito com aquelas trazidas pelos jurisconsultos romanos, e que esta visão, no que toca os direitos humanos, está intimamente ligada às de lei natural e justo/direito natural.

Biografia do Autor

Daniel Nunes Pêcego, Unversidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Doutor, Mestre e Bacharel em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Especialista (Pós-Graduação Lato Sensu) em Filosofia Medieval pela Faculdade de São Bento do Rio de Janeiro. Professor da Faculdade de Direito da UERJ e do Programa de Pós-Graduação em Direito da UERJ.   

Guilherme Cundari de Oliveira Amâncio, Unversidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

 Graduando em Direito pela UERJ. Foi bolsista de Iniciação à Docência do CETREINA-UERJ (2017-2018). É pesquisador do Laboratório Interdisciplinar de História do Direito (LIHD-UERJ) e membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Direito Internacional (NEPEDI-UERJ). Editor-chefe da Revista Contexto Jurídico e Editor de Texto da Revista da Faculdade de Direito da UERJ. 

Downloads

Publicado

2020-12-21

Como Citar

Pêcego, D. N., & Amâncio, G. C. de O. (2020). Direitos humanos ontem e hoje: características e reminiscências da tradição clássica na dogmática moderna / Human rights yesterday and today: characteristics and reminiscences of the classical tradition in modern dogmatics. REVISTA QUAESTIO IURIS, 13(03), 1145–1161. https://doi.org/10.12957/rqi.2020.51527