Condições da coesão social em Amartya Sen: análise da obra "A Ideia de Justiça", de Amartya Sen

Autores

  • Ésio Francisco Salvetti Instituto Superior de Filosofia Berthier
  • Neuro José Zambam Faculdade Meridional, de Passo Fundo - IMED

DOI:

https://doi.org/10.12957/rqi.2021.48601

Palavras-chave:

Argumentação Pública. Coesão social. Democracia. Direito. Amartya Sen.

Resumo

O objetivo deste artigo é fundamentar as condições da efetivação da coesão social em sociedades democráticas complexas, plurais e desiguais, como a brasileira, a partir da concepção de Amartya Sen, presente, em especial, na obra “A Ideia de Justiça”. Trata-se de uma posição crítica e racional associada ao cotidiano das pessoas, instituições e tradições, alternativa às visões transcendentais e utilitaristas. O problema central que norteia este estudo está na questão: quais os critérios de justiça defendidos por Sen que fundamentam a efetivação da coesão social frente à heterogeneidade das sociedades contemporâneas? Afirma-se que sem unidade social as condições de justiça inexistem ou perdem seu vigor.

 

Biografia do Autor

Ésio Francisco Salvetti, Instituto Superior de Filosofia Berthier

Doutor de Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM em Cotutela com a Università degli Studi di Padova - Itália em 2017, (Bolsista CAPES). Mestre em Filosofia em 2011, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), (Bolsista da CAPES). Aperfeiçoamento de conhecimento em Direitos Humanos. Graduado em Filosofia (Bacharelado), pelo Instituto Superior de Filosfia Berthier (2007). Bacharelando em Direito pela IMED. Membro do Centro Brasileiro de Pesquisa sobre a Teoria da Justiça de Amartya Sen: interfaces com direito, políticas de desenvolvimento e democracia. 

Neuro José Zambam, Faculdade Meridional, de Passo Fundo - IMED

Pós-doutor em Filosofia na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Doutor em Filosofia pela PUCRS. Professor do Programa de Pós-Graduação em Direito da Faculdade Meridional, de Passo Fundo – IMED. Professor do Curso de Direito (graduação e especialização) da  IMED. Membro do Grupo de Trabalho, Ética e cidadania da ANPOF (Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Filosofia). Pesquisador da Faculdade Meridional. Líder do Grupo de Estudo, Multiculturalismo e pluralismo jurídico. Coordenador do Centro Brasileiro de Pesquisa sobre a Teoria da Justiça de Amartya Sen: interfaces com direito, políticas de desenvolvimento e democracia. 

Downloads

Publicado

2021-04-06

Como Citar

Salvetti, Ésio F., & Zambam, N. J. (2021). Condições da coesão social em Amartya Sen: análise da obra "A Ideia de Justiça", de Amartya Sen. REVISTA QUAESTIO IURIS, 14(01), 322–337. https://doi.org/10.12957/rqi.2021.48601