Trabalho humano e as tecnologias disruptivas: caminhos possíveis

Autores

  • Bárbara de Cezaro Unisinos/Rs

DOI:

https://doi.org/10.12957/rqi.2021.43509

Palavras-chave:

Direito social do trabalho, Tecnologia, Direito.

Resumo

O direito social do trabalho vem sendo transformado pelo desenvolvimento de novas tecnologias. Assim, o presente estudo objetiva analisar o mosaico das contemporâneas relações de trabalho, como também visa adentrar na análise dos desafios que se apresentam às sociedades democráticas e a segurança jurídica nas relações laborais. Frente aos cenários líquidos, que se potencializam com as transformações tecnológicas cabe a questão: Como garantir o direito social ao trabalho frente às novas tecnologias e frente à realidade dos mercados e políticas nacionais e globais? O estudo tem como escopo demonstrar a necessidade de pensar os desafios que envolvem o futuro do trabalho, do capital e do Estado frente às relações que utilizam como intermédio as novas tecnologias e as plataformas virtuais. Buscando analisar elementos basilares na abordagem da temática apresenta-se as modificações do trabalho humano por meio das inovações tecnológicas e reflexões quanto à subsunção do trabalho, desigualdade e exclusão. Após, serão analisados os impactos tecnológicos no trabalho humano e a necessidade de reflexões teóricas quanto a efetivação de direitos trabalhalistas. Quanto à metodologia, a abordagem da pesquisa será teórica, exploratória e descritiva, utilizando-se procedimentos bibliográficos.

 

Biografia do Autor

Bárbara de Cezaro, Unisinos/Rs

Doutoranda em Direito Público (Hermenêutica, Constituição e Concretização de Direitos) na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS, CAPES 6), Bolsista CAPES. Professora no Programa de Graduação em Direito - Faculdades Integradas São Judas Tadeu - Porto Alegre/RS - cursos de Direito, Administração e Ciências Contábeis. Professora no Programa de Graduação em Direito - UniRitter - Laureate International Universities/ Porto Alegre/RS. Mestre em Direito pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI - campus de Santo Ângelo/RS, Bolsista CAPES. Especialista em Direito Administrativo pela Universidade Anhanguera ? Uniderp/ Rede LFG. 

Downloads

Publicado

2021-05-04

Como Citar

Cezaro, B. de. (2021). Trabalho humano e as tecnologias disruptivas: caminhos possíveis. REVISTA QUAESTIO IURIS, 14(02), 546–564. https://doi.org/10.12957/rqi.2021.43509