Litigância responsável em processos relativos à saúde e eficiência do Poder Judiciário / Responsible litigation in health procedures related to the Judiciary's effeciency in the information age
Resumo
Este artigo tem por objetivo abordar a hipótese da litigância responsável como pressuposto a ser observado nas ações judiciais concernentes à prestação de serviços de saúde por órgãos governamentais. Trata-se de uma pesquisa teórica, com dados extraídos de elementos legais, de doutrina (estudo bibliográfico) e de decisões judiciais. No bojo do estudo identifica-se que a atual crise do Poder Judiciário brasileiro tem como causas, dentre outras, o elevado número de processos, a demora na finalização das ações e a existência de um ambiente institucional que incentiva a litigância. Como primeiro resultado, o artigo identifica que essas causas, em conjunto, impedem ou dificultam uma adequada prestação jurisdicional nas ações que tenham como objeto o direito à saúde. Como segundo resultado, o artigo constata ser necessária a fixação de uma cultura voltada para a litigância responsável que induza à utilização racional do Poder Judiciário. O tema é de alta relevância, uma vez que possui relação direta com direitos constitucionais como a vida e a saúde, intimamente ligados à consecução da dignidade da pessoa humana.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.12957/rqi.2020.41774
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original: (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/)
Indexada em | Indexed by:
Ver outras indexações da Revista
Periódico associado | Associated journal: