Entre a justiça de transição e a tortura: uma análise da continuidade autoritária no atual Estado democrático de direito / Between Transition justice and torture: an analysis of authoritary continuity in the current democratic State of law

Autores

  • Cândice Lisbôa Alves Universidade Federal de Uberlândia
  • Tharuelssy Resende Henriques Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.12957/rqi.2020.40802

Palavras-chave:

Justiça de transição. Reformas institucionais. Tortura. Instituições de segurança pública. ADPF 153, STF.

Resumo

Este artigo analisa a continuidade de condutas autoritárias no atual Estado Democrático de Direito, tanto pelas instituições de segurança pública quanto pelos demais órgãos do Estado. Objetiva-se, assim, abordar a (in)efetividade da justiça de transição quanto ao pilar das reformas institucionais. Inicia-se o texto com um conceito de justiça de transição aliado aos pilares em que se desdobram, dando prioridade para análise e necessidade de reforma do pilar das reformas institucionais. Após, aborda-se a prática da tortura, sob um olhar para o passado e para o presente, de acordo com a premissa de que apenas seu reconhecimento pode impedir sua adoção no presente e repercussão no futuro. A seguir, analisa-se a possível inconstitucionalidade da lei de anistia, considerando que a aceitação de leis de autoanistia em nosso ordenamento nada mais significa do que a incompletude de uma justiça transicional. A pesquisa foi exploratória e bibliográfica e o método adotado foi o dedutivo. Por fim, reafirmando a hipótese do trabalho, concluiu-se que não aconteceu a interrupção de métodos autoritários representados pela tortura no país, não se caminhando satisfatoriamente pela via que interliga a superação do autoritarismo pela democracia prometida pelo Estado Democrático reiniciado com a Constituição de 1988.

 

Biografia do Autor

Cândice Lisbôa Alves, Universidade Federal de Uberlândia

Graduou-se em Direito pela Universidade Federal de Viçosa (2004). Mestre em Extensão Rural pela Universidade Federal de Viçosa (2006). Doutora em Direito Público pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2013). Professora Adjunta I do Curso de Direito e Mestrado em Direito da da Universidade Federal de Uberlândia (2016). Professora das cadeiras de Jurisdição Constitucional e Organização do Estado do Curso de Graduação em Direito. Pesquisadora da área de Direitos Fundamentais e vulnerabilidades sociais. Coordenadora do Projeto de Extensão "Constituição na Escola" e "Direito e Literatura" na Universidade Federal de Uberlândia. Associada da RDL (Rede Direito e Literatura) e Professora participante do Colégio de Professores da ABDConst. 

Tharuelssy Resende Henriques, Universidade Federal de Uberlândia

Mestranda em Direito pela Universidade Federal de Uberlândia. Especialista em Direito Constitucional pela Uniderp (2014). Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Uberlândia (2010). Professora Substituta da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Uberlândia - UFU. 

Downloads

Publicado

2020-12-21

Como Citar

Alves, C. L., & Henriques, T. R. (2020). Entre a justiça de transição e a tortura: uma análise da continuidade autoritária no atual Estado democrático de direito / Between Transition justice and torture: an analysis of authoritary continuity in the current democratic State of law. REVISTA QUAESTIO IURIS, 13(02), 951–980. https://doi.org/10.12957/rqi.2020.40802