O acesso a condições de trabalho equitativas em perspectiva de gênero: análise das alterações legislativas na União Européia / The access to equitable work conditions in gender perspective: analysis of the legislative changes in the European Union

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/rqi.2020.40586

Palavras-chave:

Alterações Legislativas, Diretiva, Igualdade de Género, Mercado Laboral, União Europeia

Resumo

A igualdade de género no mercado laboral é assegurada no Pacto Internacional dos Direitos Económicos, Sociais e Culturais, em seu artigo 3.º, entre outros, juntamente com proteção internacional desse direito de segunda geração reafirmada na Convenção para a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Mulheres (artigo 11.º), mas, infelizmente, é ainda uma questão delicada e morosa dentro da União Europeia.

Em 2012, temos o surgimento de uma proposta de diretiva relativa à melhoria do equilíbrio entre homens e mulheres no cargo de administrador não-executivo das empresas cotadas em bolsa. Porém, analisando a evolução do processo legislativo da mesma, verifica-se que, desde 2013, se encontra em fase de primeira leitura, tendo sido introduzidas algumas alterações pelo Parlamento Europeu, e que agora passa ainda por discussões no Conselho, seguindo a ordem do processo ordinário legislativo de análise em paralelo.

Nesse aspecto, partimos do reforço da entrada da mulher no mercado laboral durante o desenvolvimento económico europeu e as disparidades salariais e de representatividade nos mais diversos altos e médios cargos existentes, e de como esse histórico afeta a Europa atualmente, para concluir que, na medida do possível, a União Europeia deve ser rápida em termos de aprovação de uma diretiva final para que se mantenha atualizada face ao problema da igualdade de género, compreendendo de que maneira esta proposta inovadora gera cautela com o texto definitivo da mesma.

 

Biografia do Autor

Dora Resende Alves, Universidade Portucalense Infante D. Henrique (UPT), Porto, Portugal

Professora Auxiliar do Departamento de Direito da Universidade Portucalense (UPT), com experiência em unidades curriculares no domínio do Direito da União Europeia, Direito Constitucional e da História do Direito. Doutora pela Universidad de Vigo (Espanha) com tese sobre direito da concorrência da União Europeia e Mestre em Direito, área de Integração Europeia, pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Formadora da Ordem dos Advogados no Centro Regional do Porto. Investigadora permanente do Instituto Jurídico Portucalense. Editora-adjunta da Revista Jurídica Portucalense.

Daniela Serra Castilhos, Universidade Portucalense Infante D. Henrique (UPT), Porto, Portugal

Doutora em Direito e Professora Auxiliar da Universidade Portucalense. Coordenadora do Módulo Jean Monnet The European Union as a global player for Democracy and Fundamental Rights. Coordenadora Associada do Grupo de Investigação Internacional Dimensions of Human Rights do Instituto Jurídico Portucalense (IJP). Universidade Portucalense Infante D. Henrique (UPT), Departamento de Direito, Porto, Portugal.

Isabela Mello Botelho, Universidade Portucalense Infante D. Henrique (UPT), Porto, Portugal.

Research Assistant do Instituto Jurídico Portucalense (IJP). Universidade Portucalense Infante D. Henrique (UPT), Departamento de Direito, Porto, Portugal. 

Downloads

Publicado

2020-12-21

Como Citar

Alves, D. R., Castilhos, D. S., & Botelho, I. M. (2020). O acesso a condições de trabalho equitativas em perspectiva de gênero: análise das alterações legislativas na União Européia / The access to equitable work conditions in gender perspective: analysis of the legislative changes in the European Union. REVISTA QUAESTIO IURIS, 13(03), 1162–1190. https://doi.org/10.12957/rqi.2020.40586