Justiça, corrupção e poder: A educação como instrumento de combate à pobreza na sociedade / Justice, corruption and power: education as an instrument to fight poverty

Autores

  • Regina Célia Martinez Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), São Paulo
  • Pablo Jiménez Serrano Programa de Mestrado em Direito do Centro Universitário Salesiano de São Paulo- UNISAL. Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA. Centro Universitário de Barra Mansa – UBM.

DOI:

https://doi.org/10.12957/rqi.2016.25806

Palavras-chave:

Justiça. Educação. Corrupção. Pobreza.

Resumo

Trabalho enviado em 27 setembro de 2016 Aceito em 01 de novembro de 2016

DOI: 10.12957/rqi.2016.25806

Resumo

A proposta central do presente estudo é discutir a correlação possível entre Poder Público, Corrupção e Justiça social. É objeto de preocupação com a concepção histórica e contemporânea dos construtos Ética Pública, Corrupção, Justiça e Justiça social. Discute-se a Justiça como um conceito abstrato, vago e relativo, mas que pode ser definido de acordo com a finalidade da Filosofia moral e o Direito em face da convivência humana. Conclui-se que a Justiça social é a premissa fundamental para a concretização dos direitos e da Cidadania

Palavras-chave: Justiça. Educação. Corrupção. Pobreza

Abstract

The central proposal of the present study is to discuss the possible correlation between Public Power, Corruption and Social Justice. It is a matter of concern with the historical and contemporary conception of the constructs Public Ethics, Corruption, Justice and Social Justice. Based on a conceptual and axiological approach, Justice is discussed as an abstract concept, vague and relative, but that can be defined according to the purpose of moral Philosophy and Law in the face of human coexistence. It is concluded that Social Justice is the fundamental premise for the realization of rights and Citizenship

Keywords: Justice. Education. Corruption. Poverty

Biografia do Autor

Regina Célia Martinez, Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), São Paulo

Graduação, Mestrado e Doutorado em Direito. Professora Titular Doutora e Pesquisadora da Graduação e Pós Graduação das Faculdades Metropolitanas Unidas. Jornalista Registro Ministério do Trabalho e Emprego.  Mediadora, Conciliadora e Árbitra. Professora da Escola Paulista de Magistratura São Paulo( EPM). Vice Presidente da APCR desde junho de 2015(triênio 2015-2018). Membro efetivo de diversas Comissões da OAB/SP. Assessora do Cmitê de Análise da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Membro de Comissão Julgadora da FAPEMIG. Consultora Especialista do Conselho Estadual de Educação – São Paulo. Representante da OABSP no Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê – CBH-AT, no biênio 2015-2017. Representante Suplente da OABSP Operação Urbana Consorciada Faria Lima 2015/2017. Parecerista de diversas Revistas.

 

Pablo Jiménez Serrano, Programa de Mestrado em Direito do Centro Universitário Salesiano de São Paulo- UNISAL. Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA. Centro Universitário de Barra Mansa – UBM.

Doutor em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade do Oriente, Cuba. Professor e pesquisador do Programa de Mestrado em Direito do Centro Universitário Salesiano de São Paulo- UNISAL. Professor e pesquisador do Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA. Professor e pesquisador do Centro Universitário de Barra Mansa – UBM.

 

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Publicado

2016-11-19

Como Citar

Martinez, R. C., & Serrano, P. J. (2016). Justiça, corrupção e poder: A educação como instrumento de combate à pobreza na sociedade / Justice, corruption and power: education as an instrument to fight poverty. REVISTA QUAESTIO IURIS, 9(4), 2526–2544. https://doi.org/10.12957/rqi.2016.25806