A selfie do macaco – autoria e fotografia na contemporaneidade / The monkey selfie – authorship and photography in contemporary world

Autores

  • Rui Carlos Sloboda Bittencourt
  • Walter Guandalini Junior

DOI:

https://doi.org/10.12957/rqi.2015.20939

Resumo

Trabalho enviado em 29 de julho de 2015. Aceito em 08 de agosto de 2015.

DOI: 10.12957/rqi.2015.20939

Resumo

O artigo tem por objeto a disputa pela autoria da fotografia intitulada selfie do macaco. Embora o registro tenha sido realizado pelo macaco naruto, o fotógrafo profissional david slater reivindica a autoria da foto, que foi incluída no banco de mídias digitais wikimedia commons e passou a circular livremente, o que deu início a uma disputa judicial por sua autoria. Deixando de lado questões dogmáticas como a decisão sobre a atribuição da autoria, o presente artigo pretende analisar o caso de uma perspectiva filosófico-crítica: levando em consideração o debate estético sobre a natureza da produção fotográfica e o sentido da arte na era da reprodutibilidade técnica, a selfie do macaco é reinserida no contexto da indústria cultural e da ascensão da selfie como gênero fotográfico. Seguindo a recomendação metodológica de deleuze e guattari, o texto se organiza em platôs, de forma rizomática, com o objetivo de estabelecer agenciamentos capazes de produzir uma cartografia das disputas em torno do direito autoral na contemporaneidade. Assim, o caso é comparado com situações similares de modo a expandir o campo de investigação, o que permite a conclusão de que não é peculiar, mas sintomático da crise da autoria na contemporaneidade.

Palavras-chave: direitos autorais; fotografia; estética fotográfica; autoria; indústria cultural

Abstract

The article focuses on the dispute over the photography entitled Monkey Selfie. Although the picture was taken by the monkey Naruto, professional photographer David Slater claims the authorship of the photo, which was uploaded to the Wikimedia Commons database and made available to a free use, starting a legal battle for its authorship. Leaving aside the dogmatic issues involved in the dispute, as the decision on the authorship, this article aims to analyze the case from a philosophical- critical perspective: taking into consideration the aesthetic debate about the nature of photographic production and the meaning of art in the age of mechanical reproduction, the Money Selfie is reinserted in the context of cultural industry and the rise of selfie as a photographic genre. Following Deleuze and Guattari’s methodological recommendation, the text is organized in plateaus, in order to establish assemblages able to produce a cartography of the disputes around copyright nowadays. Thereby, this case is compared to other similar situations in order to expand the field of investigation, which leads to the conclusion that the case is not peculiar, but sinthomatic of the contemporary crisis of authorship.

Keywords: copyright; photography; aesthetics in photography; authorship; cultural industry.

Biografia do Autor

Rui Carlos Sloboda Bittencourt

Mestrado em Direitos Fundamentais e Democracia pelo Centro Universitário Autônomo do Brasil (Unibrasil). Professor de Direito Civil e Teoria da Argumentação no Centro Universitário Autônomo do Brasil. Membro do Núcleo de Pesquisa em Direito Civil e Constituição e da Associação Portuguesa de Direito Intelectual. E-mail: bittencourt@jurua.com.br. 

Walter Guandalini Junior

Doutorado em Direito do Estado pela Universidade Federal do Paraná (2012). Realizou programa de Doutorado com Estágio no Exterior (PDEE - Doutorado-sanduíche) pelo Centro di Studi per la Storia del Pensiero Giuridico Moderno, na Università di Firenze (2010). Professor adjunto da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná. E-mail: prof.walter.g@gmail.com.

Downloads

Como Citar

Bittencourt, R. C. S., & Junior, W. G. (2016). A selfie do macaco – autoria e fotografia na contemporaneidade / The monkey selfie – authorship and photography in contemporary world. REVISTA QUAESTIO IURIS, 8(4), 2320–2340. https://doi.org/10.12957/rqi.2015.20939