Interdisciplinaridade e currículo do curso de direito: um estudo de caso / Interdisciplinary in the law school curriculum: a case study

Autores

  • Renato Duro Dias Universidade Federal do Rio Grande - FURG, Rio Grande do Sul
  • Jonas Melo Cruz Vianna Universidade Federal do Rio Grande

DOI:

https://doi.org/10.12957/rqi.2016.20173

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Integração curricular, Ensino jurídico, Currículo

Resumo

Trabalho enviado em 19 de dezembro de 2015. Aceito em 24 de março de 2016.

DOI: 10.12957/rqi.2016.20173

Resumo

Esta investigação é um recorte de uma proposta maior que visa compreender o cotidiano do Curso de Direito de uma universidade pública do sul do país. Neste sentido, a pesquisa envolve uma etapa empírica de averiguação das mensagens sociológicas expressas em sala de aula, através de instrumentos qualitativos e entrevista aplicada aos docentes deste curso. Para o presente artigo procurou-se problematizar a interdisciplinaridade em um currículo jurídico através de seus respectivos planos de ensino. Foram analisadas seis disciplinas, escolhidas através de sorteio, distribuídas em três áreas: propedêuticas, dogmáticas e práticas com a finalidade de classificá-las de acordo com os níveis de multi-, inter- ou transdisciplinaridade promovidos pelos elementos expressos nos documentos curriculares

Palavras-chave: Interdisciplinaridade; Integração curricular; Ensino jurídico: Currículo.

Abstract

This research is a fragment of a larger proposal to understand the daily life of the Law School of a Public University of the South. In this sense, the research involves an empirical fact-finding stage of sociological messages expressed in the classroom, through qualitative instruments and interview applied to teachers of this course. For this article we tried to discuss the interdisciplinarity in a legal curriculum through their teaching plans. Were analyzed six subjects, chosen by lottery, distributed in three areas: propaedeutic, dogmatic and practices in order to classify them according to the multi-level, inter- or transdisciplinary promoted by the elements expressed in the curriculum documents.

Keywords: Interdisciplinary; Curriculum integration; Legal education: Curriculum.

Biografia do Autor

Renato Duro Dias, Universidade Federal do Rio Grande - FURG, Rio Grande do Sul

Professor Adjunto na Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande - FURG e no Programa de Pós-Graduação em Direito e Justiça Social - Mestrado em Direito da FURG. Coordenador dos Cursos de Graduação em Direito, Coordenador Adjunto do Curso de Especialização em Educação em Direitos Humanos - FURG/UAB, Coordenador do Centro de Referência em Direitos Humanos - CRDH/FURG.

Jonas Melo Cruz Vianna, Universidade Federal do Rio Grande

Bolsista CNPq da Faculdade de Direito, Universidade Federal do Rio Grande

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Publicado

2016-08-13

Como Citar

Dias, R. D., & Melo Cruz Vianna, J. (2016). Interdisciplinaridade e currículo do curso de direito: um estudo de caso / Interdisciplinary in the law school curriculum: a case study. REVISTA QUAESTIO IURIS, 9(3), 1389–1413. https://doi.org/10.12957/rqi.2016.20173