O método do caso na educação jurídica / The case method in legal education

Horácio Wanderlei Rodrigues, Marcus Vinícius Motter Borges

Resumo


Trabalho enviado em 04 de dezembro de 2015. Aceito em 23 de março de 2016.

DOI: 10.12957/rqi.2016.19979

Resumo

O objeto de estudo do artigo é o Método do Caso. E seu objetivo consiste em analisar a aplicação dessa ferramenta no âmbito da Educação Jurídica. Para tanto, são analisadas as principais abordagens teóricas do processo de ensino-aprendizagem, destacando aquelas que são centradas no aluno; também são identificados os papéis do estudante e do professor em cada uma delas. Logo após, enquadrando o Método do Caso como estratégia focada no aluno, serão traçadas delimitações e diferenciações entre o Método do Caso e o Estudo de Casos, de forma a justificar a utilização neste texto da expressão Método do Caso. Posteriormente, verifica-se como o Método do Caso corrobora os objetivos do processo de ensino-aprendizagem no tocante à compreensão de conteúdos e desenvolvimento de habilidades, competências e comportamentos. Na sequência o trabalho analisa os tipos de casos que podem ser utilizados, os cuidados necessários para sua escolha e formulação, bem como apresenta um conjunto de elementos a serem considerados quando da elaboração de casos. Finalmente, apresenta as etapas a serem seguidas pelo professor para a sua adequada utilização como estratégia didática

Palavras-chave: Método do Caso. Estudo de Casos. Casos para ensino. Educação Jurídica. Ensino do Direito. Ensino Jurídico.

Abstract

The article’s object of study is the case method. Its target is to analyze the application of this tool within the legal education. Hence, the main theoretical approaches of the teaching-learning process are analyzed, highlighting those that are centered on the student; also the roles of the student and the teacher are identified for each approach. Following this stage, after delimitating the case method as a strategy focused on the student, boundaries and differences between the case method and the cases study will be drawn in order to justify the use, in this text, of the expression case method. Subsequently, it will be verified if the case method endorses the goals of the teaching-learning process regarding the comprehension of content and skills development, competences and behaviors. Afterwards, the study will analyze the types of cases that can be used, the required care for its selection and formulation, and presents a set of elements to be considered when preparing the cases. Finally, it presents the steps to be followed by the teacher to its proper use as a teaching strategy.

Keywords: Case method. Cases study. Teaching cases. Legal education. Law education


Palavras-chave


Método do Caso. Estudo de Casos. Casos para ensino. Educação Jurídica. Ensino do Direito. Ensino Jurídico.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.12957/rqi.2016.19979


Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original: (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/

 

Indexada em | Indexed by:

Library of Congresshttp://www.journaltocs.ac.uk/API/blog/images/journaltocslogo.jpgResultado de imagem para road open access

SHERPA/RoMEO LogoResultado de imagem para "ebsco"Resultado de imagem para "American Association for the Advancement of Science"

 

Resultado de imagem para scilitResultado de imagem para erih plus3d rendered picture of high peaks and cloud, with typographic logo for JURN

Resultado de imagem para lexis nexisResultado de imagem para suncatLA Referencia

Resultado de imagem para "Current Research Information System In Norway"

 

Resultado de imagem para google scholarhttp://www.lib.uct.ac.za/sites/default/files/image_tool/images/14/web-science_1_cus.png

Ver outras indexações da Revista

Periódico associado | Associated journal:

Associação Brasileira de Editores Científicos – ABEC