Entre exceção e harmonização: o debate teórico sobre a regulação da Internet | Between exception and harmonization: the theoretical debate on Internet regulation
DOI:
https://doi.org/10.12957/publicum.2019.44573Parole chiave:
Regulação da internet, Regulação de tecnologias, Excepcionalismo.Abstract
O artigo aborda os principais insumos teóricos subjacentes às discussões sobre regulação dos serviços prestados através da infraestrutura da Internet. Desde de sua expansão para o uso civil, na década de noventa, a alternância entre as ideias de exceção e harmonização caracterizam uma grande parte dos debates sobre a demanda por regulação nos mercados digitais. Existe um arcabouço teórico que é capaz de informar e fundamentar as escolhas regulatórias diante desses dilemas, hoje tratados a partir de perspectivas mais restritas a conflitos de interesse setoriais de última instância. Nesse contexto, o artigo visa acrescentar a esses debates uma perspectiva sobre o contexto teórico de insuficiência dos meios regulatórios tradicionais e busca por outros meios de legitimação; sobre os desafios peculiares que as tecnologias impõem aos reguladores e sobre como eles são tratados, especificamente, no âmbito da regulação da Internet. Propõe-se, assim, uma recapitulação da literatura acadêmica que já tratou disso, que transpassa todos os esses campos em que o debate se realiza e de onde deve partir as análises sobre a matéria.Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
O autor do trabalho declara conhecer e concordar com as regras a seguir:
1) Realizou o trabalho apresentado à revista, sendo inteiramente responsável pelas ideias e conceitos nele emitidos, que não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista dos Editores de Publicum.
2) Obedeceu, na realização do trabalho, os princípios éticos aludidos na política de avaliação da revista[RDN1] .
3) Assume a autoria e a responsabilidade pela obra, declarando que ela não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
4) Responsabiliza-se, integralmente, por danos de natureza moral ou patrimonial que a veiculação da obra venha a gerar a terceiros.
5) Cede à revista os direitos de reprodução, edição e primeira publicação do trabalho em qualquer meio midiático, em particular sob forma digital, em arquivo eletrônico online na internet.
6) Confere aos Editores o direito de modificar o texto apresentado, sem prejuízo de seu conteúdo, quando necessário para uniformizar a apresentação dos trabalhos e para atender as normas de edição próprias da revista.
7) Concorda com a forma final do trabalho aprovada pela revista.
8) Autoriza a divulgação do trabalho nos canais de comunicação da Faculdade de Direito da UERJ.
9) Concorda com a reprodução de pequenos trechos do trabalho em outras publicações da UERJ.
10) Reconhece que, pela cessão e autorizações acima referidas, não receberá remuneração sob qualquer modalidade, tendo estas o caráter de colaboração científica.
11) Tem ciência de que a publicação do trabalho poderá ser recusada caso não considerada conveniente, por qualquer motivo que seja, sendo que tal recusa não gera responsabilidade e/ou ônus de espécie alguma à revista ou UERJ.
[RDN1]Ver COPE.

Publicum está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.