Empresa e direitos humanos: governança corporativa e capitalismo consciente como instrumentos de proteção | Business and Human Rights: Corporate Governance and conscious capitalism as instruments of protection

Autores

  • Marcia Bataglin Dalcastel Universidade Federal Fluminense (UFF), Rio de Janeiro
  • Pedro Moreira Alonso Universidade Federal Fluminense (UFF), Rio de Janeiro
  • Yuri da Costa Campos Ferreira Universidade Federal Fluminense (UFF), Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/publicum.2018.34071

Palavras-chave:

Direitos Humanos e Empresas, Capitalismo consciente, Governança Corporativa, Business and Human Rights, Conscious Capitalism, Corporate Governance.

Resumo

Este trabalho visa abordar a questão das possíveis relações entre a adoção de boas práticas de governança corporativa e o alinhamento das companhias aos ditames do capitalismo consciente com a responsabilidade internacional das mesmas na promoção dos Direitos Humanos, tendo por base o Pacto Global e os Princípios Norteadores de Direitos Humanos e Empresas elaborado pela Organização das Nações, mais conhecidos como Princípios Ruggie.

Biografia do Autor

Marcia Bataglin Dalcastel, Universidade Federal Fluminense (UFF), Rio de Janeiro

Professora Adjunta de Direito Empresarial da Universidade Federal Fluminense. Doutora em Direito Público pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientadora do Grupo de Pesquisa “Estado, Instituições e Análise Econômica do Direito – GPEIA” e do Grupo de Pesquisa “Direito e Novas Perspectivas Regulatórias”. Coordenadora do “Laboratório Empresa e Direitos Humanos da Uff – LEDH.uff”.

Pedro Moreira Alonso, Universidade Federal Fluminense (UFF), Rio de Janeiro

Bacharelando em Direito da Universidade Federal Fluminense. Pesquisador voluntário do Grupo de Pesquisa “Estado, Instituições e Análise Econômica do Direito – GPEIA. Bolsista de Iniciação Científica pela Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro - FAPERJ”

Yuri da Costa Campos Ferreira, Universidade Federal Fluminense (UFF), Rio de Janeiro

Bacharelando em Direito pela Universidade Federal Fluminense. Estagiário do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES.

Downloads

Publicado

2018-06-29

Como Citar

Dalcastel, M. B., Alonso, P. M., & Ferreira, Y. da C. C. (2018). Empresa e direitos humanos: governança corporativa e capitalismo consciente como instrumentos de proteção | Business and Human Rights: Corporate Governance and conscious capitalism as instruments of protection. Revista Publicum, 4(1), 193–207. https://doi.org/10.12957/publicum.2018.34071

Edição

Seção

Artigos Científicos