O relativismo cultural e a universalização dos direitos humanos no direito internacional público

Autores

  • Carolina Calzolari Antonio Católica de Santa Catarina
  • Luciene Dal Ri Univali

DOI:

https://doi.org/10.12957/publicum.2017.28952

Palavras-chave:

Universalismo. Relativismo Cultural. Direitos Humanos. Direito Internacional Público.

Resumo

Os Direitos Humanos são conquistas e frutos advindos de acontecimentos históricos europeus, sendo a sua internacionalização demarcada pelo período pós-guerra, com a criação da Organização das Nações Unidas. Com a internacionalização e a positivação desses direitos, a universalidade se tornou uma das principais características dos Direitos Humanos, que rege todo o  sistema de proteção internacional global. O universalismo busca garantir que todas as pessoas, independentemente de qualquer condição, possuam direitos humanos. Contudo, a característica universalista dos direitos humanos sofre severas críticas por ser alegado que se trata de uma tentativa de homogeneizar as culturas, que não respeita a diversidade e peculiaridade de cada povo. Em contraponto, temos a teoria relativista, que consiste em uma proposta teórica que possui a finalidade de proteger a singularidade de cada cultura, repulsando a ideia de moral una.

Biografia do Autor

Carolina Calzolari Antonio, Católica de Santa Catarina

Acadêmica de Direito pelo Centro Universitário Católica de Santa Catarina, sede Joinville-SC. Endereço: Rua Visconde de Taunay, 427 – Centro. Email para contato: carolinacalzolari@gmail.com.

Luciene Dal Ri, Univali

Doutora em Direito pela Università degli Studi di Roma – La Sapienza. Mestre em Estudos Medievais pela Pontificia Università Antonianum. Professora no curso de graduação em Direito e no programa de pós-graduação Stricto Sensu, Mestrado e Doutorado, em Ciência Jurídica na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Endereço para contato: luciene.dalri@univali.br.

Downloads

Publicado

2017-12-16

Como Citar

Antonio, C. C., & Ri, L. D. (2017). O relativismo cultural e a universalização dos direitos humanos no direito internacional público. Revista Publicum, 3(2), 273–285. https://doi.org/10.12957/publicum.2017.28952

Edição

Seção

Artigos Científicos