Fazendo as Perguntas Certas: Os Excluídos, o Direito e a Promoção de Reconhecimento.

Autores

  • Wallace Corbo Universidade Federal do Rio de Janeiro Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/publicum.2017.28826

Palavras-chave:

Direito e Reconhecimento, Direito das Minorias, Interpretação, Direitos Fundamentais, Direito Constitucional

Resumo

O trabalho analisa o que denomino o problema das perguntas erradas: quando deparados com casos que envolvem direitos fundamentais de minorias marginalizadas, intérpretes do Direito por vezes se voltam para aspectos irrelevantes ou pouco relevantes, formulando questionamentos e adotando perspectivas que acabam por perpetuar a discriminação histórica a que estão sujeitos estes grupos vulneráveis. Sustento, a partir dos trabalhos de Katherine T. Barlett e de Axel Honneth, a necessidade de se enfrentar o problema das perguntas erradas, em favor da promoção da inclusão e do reconhecimento destes grupos. Isto envolve, conforme concluo ao final, a necessidade de adotar três perspectivas na abordagem do Direito: pluralizar as instâncias jurídicas, de modo que sua composição apresente membros de minorias historicamente discriminadas; pluralizar o ensino jurídico, afastando-o de dogmáticas históricas e herméticas, em favor do debate sobre as perspectivas diversas que afetam grupos marginalizados; repensar, por fim, a própria metodologia do Direito, de modo a viabilizar a toda a comunidade de intérpretes do Direito o acesso a um instrumental teórico capaz de lidar com o problema da discriminação que afeta grupos vulneráveis.

Biografia do Autor

Wallace Corbo, Universidade Federal do Rio de Janeiro Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutorando em Direito Público pela UERJ. Mestre em Direito Público pela UERJ. Professor Substituto de Direito Constitucional na Faculdade Nacional de Direito - UFRJ

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Publicado

2017-12-16

Como Citar

Corbo, W. (2017). Fazendo as Perguntas Certas: Os Excluídos, o Direito e a Promoção de Reconhecimento. Revista Publicum, 3(2), 78–105. https://doi.org/10.12957/publicum.2017.28826

Edição

Seção

Artigos Científicos