A Resposta de Joseph Raz ao Ferrão Semântico | The answer of Joseph Raz to the Semantic Sting

Autores

  • Gabriel de Carvalho Fernandes Universidade de São Paulo (USP), São Paulo.

DOI:

https://doi.org/10.12957/publicum.2018.28156

Palavras-chave:

Ferrão Semântico, Ronald Dworkin, Joseph Raz

Resumo

Este artigo examina a resposta de Joseph Raz ao argumento de Ronald Dworkin conhecido como “ferrão semântico”. Para isso, a crítica dworkiniana ao positivismo será exposta, de modo a se contextualizar o ferrão semântico como um desenvolvimento de sua objeção inicial apresentada no célebre Modelo de Regras (seção 2).  Em seguida, apresento a resposta de Raz e a analiso criticamente (seção 3). Minha conclusão é de que ela é uma reação insatisfatória ao argumento de Dworkin. Finalmente, considero alternativas diversas sobre o caminho de diferentes estratégias desenvolvidas para refutar o argumento dworkiniano (seção 4).

Biografia do Autor

Gabriel de Carvalho Fernandes, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo.

Mestrando na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo - FDUSP. Pesquisador associado à Sociedade Brasileira de Direito Público. Bacharel pela FGV Direito SP. Advogado em São Paulo.

Downloads

Publicado

2018-12-12

Como Citar

Fernandes, G. de C. (2018). A Resposta de Joseph Raz ao Ferrão Semântico | The answer of Joseph Raz to the Semantic Sting. Revista Publicum, 4(2), 106–124. https://doi.org/10.12957/publicum.2018.28156

Edição

Seção

Artigos Científicos