A escola como instrumento do dever constitucional de enfrentamento da homofobia: Potencialidades e tensões

Autores

  • Daniel Carvalho Cardinali Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/publicum.2017.27322

Palavras-chave:

Homofobia. Educação. Igualdade. Reconhecimento. “Ideologia de gênero”.

Resumo

O presente artigo tem por objeto a análise do potencial da escola no enfrentamento da homofobia, considerado como uma obrigação constitucional. A primeira parte pretende um diagnóstico do problema, entendendo a homofobia como uma injustiça no campo cultural, decorrente de um modelo de heterossexualidade compulsória e dominação masculina, a necessitar de políticas de reconhecimento, a partir do pensamento de Nancy Fraser. A segunda parte irá analisar de que maneira estas políticas de reconhecimento se encontram previstas na Constituição de 1988, para concluir que esta exige a adoção de medidas positivas pelo Estado para o enfrentamento do preconceito e construção de uma sociedade mais tolerante. Partindo desta premissa, a terceira parte irá examinar o potencial privilegiado que a escola assume neste cenário, abordando primeiramente o papel central que ela vem desempenhando na produção e reprodução da homofobia, para num segundo momento analisar de que forma a educação pode ajudar a combatê-la, sugerindo algumas medidas concretas para tanto. Finalmente, na quarta e última parte serão analisadas as disputa e tensões que envolvem a adoção de políticas de reconhecimento de enfrentamento da homofobia no campo educacional, principalmente em razão do discurso conservador e religioso e da formulação da categoria de “ideologia de gênero”.

Biografia do Autor

Daniel Carvalho Cardinali, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mestre em Direito Público pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Downloads

Publicado

2017-08-31

Como Citar

Carvalho Cardinali, D. (2017). A escola como instrumento do dever constitucional de enfrentamento da homofobia: Potencialidades e tensões. Revista Publicum, 3(1), 157–189. https://doi.org/10.12957/publicum.2017.27322

Edição

Seção

Artigos Científicos