Direito ao esquecimento na internet: consequências da memória virtual

Autores

  • Efraim Leite Lima Centro Universitário de João Pessoa - UNIPÊ.
  • André Ricardo Fonsêca da Silva Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ)

DOI:

https://doi.org/10.12957/publicum.2016.25983

Palavras-chave:

Direito ao esquecimento. Liberdade de Imprensa. Acesso à informação.

Resumo

O presente artigo aborda o direito ao esquecimento com ênfase no mundo virtual. Trata-se de instituto relativamente recente, através do qual é discutido o uso dado aos fatos pretéritos passíveis de provocar graves prejuízos aos direitos da personalidade – privacidade, intimidade, imagem e honra. Seus preceitos sustentam o direito de ser esquecido em casos específicos, sob certas condições, como a impertinência da informação e seu potencial nocivo, o transcurso do tempo e as circunstâncias atuais. Foi aplicado inicialmente no Direto como elemento essencial a ressocialização do preso. O tema ganhou destaque na atual era informacional após o surgimento da internet e dos mecanismos de busca, principais responsáveis pela eternização da informação. As novas tecnologias vedaram de certa forma o esquecimento, com serviços cujo produto final é a perpetuação dos dados. Com este esforço acadêmico, busca-se debater a viabilidade do direito de ser esquecido, frente as garantias constitucionais de liberdade de imprensa e acesso à informação, afetadas diretamente pela aplicação do instituto. O problema consiste no embate entre o direito ao esquecimento e a liberdade de imprensa. O trabalho é guiado pelo método dedutivo, baseado em ampla pesquisa bibliográfica, da qual provém o conhecimento necessário para discorrer a respeito do tema. Ao final, conclui-se pela adoção do direito ao esquecimento como instrumento jurídico vital para proteção dos direitos da personalidade na atual era informacional.

Biografia do Autor

Efraim Leite Lima, Centro Universitário de João Pessoa - UNIPÊ.

Graduado em Direito pelo Centro Universitário de João Pessoa. Pós-graduando em Direito Civil e Processo Civil.

André Ricardo Fonsêca da Silva, Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ)

É Doutor em Políticas Públicas e Formação Humana pela UERJ, Mestre em Ciências Jurídicas pela UFPB, Especialista em Direito Municipal pela UNIPÊ e Graduado em Direito pela UNIPÊ. Atuou como professor de direito eleitoral e municipal da UFPB e Coordenador de Pesquisa e Extensão da FPB. Atualmente, é Professor Adjunto da graduação e pós graduação da UNIPÊ e da ESA-PB. Atua como pesquisador sobre Programas de Renda Mínima, Bolsa Família, Pobreza, Comunidades Quilombolas, Cidadania Mínima e Terra e Desenvolvimento.

Downloads

Publicado

2016-12-31

Como Citar

Lima, E. L., & Silva, A. R. F. da. (2016). Direito ao esquecimento na internet: consequências da memória virtual. Revista Publicum, 2(2), 324–346. https://doi.org/10.12957/publicum.2016.25983

Edição

Seção

Artigos Científicos