Desafios para uma Teoria dos Direitos Humanos

Autores

  • Daniel Peixoto Murata Mestrando em Filosofia e Teoria Geral do Direito - Faculdade de Direito do Largo de São Francisco (FDUSP).

DOI:

https://doi.org/10.12957/publicum.2016.22786

Palavras-chave:

Direitos Humanos, Secularização, Sociedade de Consumo, Hannah Arendt, James Griffin

Resumo

O presente artigo pretende mapear algumas das maiores dificuldades teóricas para a elaboração de uma teoria dos direitos humanos. O tema dos direitos humanos, apesar de recorrente em discussões políticas, jurídicas e sociais, não recebe na maior parte das vezes um tratamento filosófico adequado. Serão dois os desafios que apresentarei: (1) a forma como a secularização da sociedade esvaziou a ideia de direitos naturais de conteúdo, com isso esvaziando a ideia correlata de direitos humanos; e (2) a forma como os direitos humanos se tornaram trivializados na sociedade de consumo contemporânea. A combinação desses desafios nos coloca uma pergunta inconveniente: por que não abandonar o discurso de direitos humanos? Pretendo rebater tal pergunta na ultima seção do capítulo, afirmando que os direitos humanos estão arraigados em nossa cultura jurídico-moral, de forma a ser impossível abandona-los, e mais importante, o esvaziamento de conteúdo da ideia de direitos humanos não significa um fatalismo sobre eles. Ao final, apresentarei uma resposta elaborada em duas etapas, uma existencial e uma conceitual, aos desafios da trivialização e da secularização respectivamente.

Biografia do Autor

Daniel Peixoto Murata, Mestrando em Filosofia e Teoria Geral do Direito - Faculdade de Direito do Largo de São Francisco (FDUSP).

Mestrando em Filosofia e Teoria Geral do Direito - Faculdade de Direito do Largo de São Francisco (FDUSP); Graduado em Direito pela FDUSP; foi estudante visitante na University of Glasgow (Escócia) e membro do Programa de Ensino Tutorial (PET) em Sociologia Jurídica (FDUSP).

Downloads

Publicado

2016-12-31

Como Citar

Murata, D. P. (2016). Desafios para uma Teoria dos Direitos Humanos. Revista Publicum, 2(2), 45–66. https://doi.org/10.12957/publicum.2016.22786

Edição

Seção

Artigos Científicos