Educação inclusiva: da proteção jurídica à aplicação

Autores

  • Carla Mariana Café Botelho Universidade de Fortaleza - Unifor
  • Thayanne Kethleen Diógenes Silva Universidade de Fortaleza - UNIFOR
  • Tainah Simões Sales Universidade de Fortaleza - UNIFOR

DOI:

https://doi.org/10.12957/publicum.2016.22771

Palavras-chave:

Educação, Inclusão, Deficientes, Integração, Direito Privado.

Resumo

Este artigo tem como objetivo mostrar o amparo das normas de direito nacional e internacional que tratam acerca da educação inclusiva, bem como discutir a sua pertinência e contexto histórico na qual se desenvolveu até o momento atual, para promover um estudo crítico acerca da aplicação dessas normas dentro das escolas regulares brasileiras em relação as demais escolas. Para isso usamos de vários instrumentos do nosso ordenamento jurídico como convenções, declarações, decretos e outras normas que descrevem o amparo jurídico à educação dos deficientes no Brasil e no mundo e usamos do método dialético para promover uma pesquisa qualitativa fazendo um levantamento de normas e estudos. Será abordada a situação das crianças com deficiência com relação ao sistema de ensino, e como fundamento da nossa afirmação pela preferência do ensino regular iremos percorrer uma trajetória que cerca o desenvolvimento do ensino desses alunos desde os tempos de segregação social até o momento de inclusão perseguido nos dias de hoje.

 

Biografia do Autor

Carla Mariana Café Botelho, Universidade de Fortaleza - Unifor

Graduanda em Direito pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). (85) 997703080. carlamarianacafe@hotmail.com.

Thayanne Kethleen Diógenes Silva, Universidade de Fortaleza - UNIFOR

Graduanda em Direito pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). (85) 996133771. thayannediogenes@hotmail.com

 

Tainah Simões Sales, Universidade de Fortaleza - UNIFOR

Doutoranda e Mestre em Direito pelo Programa de Pós-graduação em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora de Direito Constitucional da Universidade de Fortaleza (UNIFOR). (85) 98891531. tainahsales@gmail.com.

 

Downloads

Publicado

2016-07-19

Como Citar

Botelho, C. M. C., Silva, T. K. D., & Sales, T. S. (2016). Educação inclusiva: da proteção jurídica à aplicação. Revista Publicum, 2(1), 112–139. https://doi.org/10.12957/publicum.2016.22771

Edição

Seção

Artigos Científicos