Interpretação crítico-fenomenológica da noção de valor na Teoria tridimensional do Direito de Miguel Reale

Autores

  • Ricardo Afonso-Rocha Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Iago dos Santos Moura-Melo Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Carlos Roberto Guimarães Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

DOI:

https://doi.org/10.12957/publicum.2016.22557

Palavras-chave:

Fenomenologia, Axiologia, Ontognoseologia, Teoria Tridimensional do Direito, Invariantes Axiológicas

Resumo

O presente estudo se consubstancia numa interpretação ao modo crítico da noção de valor presente no pensamento de Miguel Reale em sua Teoria Tridimensional do Direito, com base nos aportes teóricos e metodológicos dos estudos da fenomenologia hermenêutica, desenvolvida por Martin Heidegger em Ser e Tempo (Sein und Zeit). Busca analisar se há consistência teorética na síntese proposta por Reale entre personalismo e historicismo axiológico, a partir das quais fundamenta o que denomina “invariantes axiológicas”. Para tanto, apresenta a noção de valor realena enquanto síntese a priori que possibilita a compreensão do ente pela correlação ontognoseológica entre sujeito-objeto e que se constitui como cultura pela objetivação da intencionalidade da consciência nos processos históricos. Pretende, assim, sugerir que ao fazer este movimento, Reale não supera as tradições kantiana e husserlena, como afirma superar, além de, também, não se manter estritamente fiel a tais tradições filosóficas, bem como que a síntese por ele querida é forçosa.

Biografia do Autor

Ricardo Afonso-Rocha, Universidade Estadual de Santa Cruz

Graduando em Direito na Universidade Estadual de Santa Cruz-UESC. Pesquisador bolsista do grupo de pesquisa Jurisdição Constitucional,Hermenêutica e Democracia - JCHD, fomentado pelo Programa de Pesquisa Científica da UESC.

Iago dos Santos Moura-Melo, Universidade Estadual de Santa Cruz

Graduando em Direito na Universidade Estadual de Santa Cruz-UESC. Pesquisador bolsista do grupo de pesquisa Jurisdição Constitucional,Hermenêutica e Democracia - JCHD, fomentado pelo Programa de Pesquisa Científica da UESC.

Carlos Roberto Guimarães, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Graduado em Filosofia na UFOP, Mestre em Filosofia pela UFRJ, doutorando em Filosofia na UFRJ, professor pesquisador no Grupo de Pesquisa Jurisdição Constitucional, Hermenêutica e Democracia - JCHD.

 

Downloads

Publicado

2016-12-31

Como Citar

Afonso-Rocha, R., Moura-Melo, I. dos S., & Guimarães, C. R. (2016). Interpretação crítico-fenomenológica da noção de valor na Teoria tridimensional do Direito de Miguel Reale. Revista Publicum, 2(2), 169–204. https://doi.org/10.12957/publicum.2016.22557

Edição

Seção

Artigos Científicos