Apontamentos sobre a hermenêutica de Hans-Georg Gadamer e sua contribuição para o problema da verdade: a impossibilidade da existência de regras jurídicas como razões definitivas de dever ser

Autores

  • Leandro Seberino da Silva UNIVALI - Universidade do Vale do Itajaí/SC
  • Douglas Roberto Martins UNIVALI - Universidade do Vale do Itajaí/SC.

DOI:

https://doi.org/10.12957/publicum.2016.21808

Palavras-chave:

Hermenêutica Filosófica, Compreensão, Interpretação, Verdade, Norma Jurídica.

Resumo

O presente artigo analisa a Norma Jurídica a partir da Hermenêutica Filosófica de Hans-Georg Gadamer, com o objetivo de demonstrar a impossibilidade da existência de regras jurídicas como razões definitivas de dever ser. Inicia identificando as principais Categorias do pensamento de Gadamer e seus Conceitos Operacionais. Na sequência, aplicando-os à Interpretação dos textos jurídicos, conclui que a atribuição de sentido somente ocorre no presente, diante de um problema concreto, possibilitada pela linguagem e pela pré-Compreensão do intérprete, razão pela qual não existem Verdades absolutas estabelecidas a priori.

Biografia do Autor

Leandro Seberino da Silva, UNIVALI - Universidade do Vale do Itajaí/SC

Mestrando em Ciência Jurídica pela UNIVALI. Defende a dissertação em 2016/2. Advogado militante nas áreas cível, tributária, consumidor e trabalhista.

Douglas Roberto Martins, UNIVALI - Universidade do Vale do Itajaí/SC.

Mestrando do Programa de Pós-Graduação Estricto Sensu em Ciência Jurídica da Universidade do Vale do Itajaí, na linha de pesquisa Direito e Jurisdição. Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado de Santa Catarina. Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina. Natural de Itajaí/SC, Brasil. E-mail: drmartins1985@gmail.com.

Downloads

Publicado

2016-07-19

Como Citar

da Silva, L. S., & Martins, D. R. (2016). Apontamentos sobre a hermenêutica de Hans-Georg Gadamer e sua contribuição para o problema da verdade: a impossibilidade da existência de regras jurídicas como razões definitivas de dever ser. Revista Publicum, 2(1), 203–221. https://doi.org/10.12957/publicum.2016.21808

Edição

Seção

Artigos Científicos