Raízes teológico-políticas da modernidade constitucional

Autores

  • Leonardo Carrilho Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.12957/publicum.2015.20220

Palavras-chave:

Teologia Política, Constituição, Constitucionalismo, Modernidade Constitucional, Secularização e Sacralização

Resumo

No Brasil, religião e política se discutem? Este artigo pretende apresentar uma novaabordagem interpretativa na literatura política dos conceitos usuais de“constitucionalismo” e “constituição” na “modernidade constitucional”. Trata-se de umesforço para explicitar as raízes histórico-semânticas dessas expressões, a partir da ideia deque concepções teológicas de uma época se conectam intrinsecamente com o sentido dasinstituições políticas. A principal literatura sobre Teologia Política enquanto objetocientífico foi produzida na Alemanha do século XX e é ainda pouco debatida no Brasil.Embora a premissa teológico-política seja contestável, a reflexão sobre sua validade – eseu uso como ferramenta hermenêutica de conceitos históricos – continua atual. Odiagnóstico definitivo da modernidade constitucional aponta para o declínio da forçasemântica dos conceitos constitucionais e para o esfacelamento das instituiçõesrepresentativas. O objetivo aqui é revisar a literatura primária da Teologia Política,apontando sua evolução e as principais conclusões dos autores centrais, com destaquepara a relevância desses estudos como fonte de estímulo, a fim de que se abandonemtanto a defesa eufórica da ideologia constitucionalista quanto a necessidade deaniquilação de todos os ganhos civilizatórios proporcionados por ela. Certamente, muitoainda precisa ser feito para bem compreender o ocaso das instituições centrais dademocracia brasileira na modernidade constitucional. Este novo olhar é só uma modestacontribuição nesse sentido.

Biografia do Autor

Leonardo Carrilho, Universidade de São Paulo (USP)

Doutorando em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Direito Público pela Faculdade de Direito da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e Bacharel em Direito pela Faculdade Nacional de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor substituto de Direito Constitucional da UERJ (2010) e da UFRJ (2012-2013).

Downloads

Publicado

2015-12-29

Como Citar

Carrilho, L. (2015). Raízes teológico-políticas da modernidade constitucional. Revista Publicum, 1(1), 140–186. https://doi.org/10.12957/publicum.2015.20220

Edição

Seção

Artigos Científicos