O ruim e o intolerável em práticas culturais minoritárias: reflexões à luz do pensamento de Will Kymlicka

Autores

  • Gabriel Accioly Gonçalves Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/publicum.2015.19879

Palavras-chave:

Multiculturalismo. Minorias internas. Autonomia. Intolerabilidade. Conflitos entre direitos fundamentais.

Resumo

O artigo tem como objetivo a formulação de parâmetros normativos de proteção de minorias internas, compreendidas como as que pertençam, embora não se adequem a grupos culturais por sua vez minoritários em relação ao Estado no qual se situem. Para tanto, inicialmente, são apresentados os aspectos básicos da teoria multiculturalista. Adota-se como marco teórico a perspectiva de Will Kymlicka, denominada culturalismo liberal. Após, como premissa necessária à construção dos parâmetros normativos de proteção às minorias internas, passa-se por uma investigação de qual é o valor máximo do liberalismo – se a tolerância ou a autonomia, cada uma das perspectivas desembocando em resultados distintos a respeito de em que situações é legítimo a um Estado liberal intervir sobre um grupo minoritário de modo a resguardar direitos individuais. Concluindo-se ser a autonomia o valor máximo, criam-se cinco parâmetros de identificação de que situações de vulneração a direitos fundamentais de minorias internas são graves a ponto de se classificarem como intoleráveis, tornando aconselhável uma intervenção liberalizante. Finalmente, emprega-se a metodologia do estudo de caso à luz dos parâmetros normativos formulados como forma de testá-los.

Biografia do Autor

Gabriel Accioly Gonçalves, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Possui graduação em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2012) e mestrado em Direito Público pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2015). Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Constitucional.

Downloads

Publicado

2015-12-28

Como Citar

Accioly Gonçalves, G. (2015). O ruim e o intolerável em práticas culturais minoritárias: reflexões à luz do pensamento de Will Kymlicka. Revista Publicum, 1(1), 71–101. https://doi.org/10.12957/publicum.2015.19879

Edição

Seção

Artigos Científicos