O luso-tropicalismo nos manuais de História e de Português do ensino primário português no período colonial: um estudo exploratório / Luso-tropicalism in History and Portuguese textbooks of Portuguese primary school in the colonial period

Autores

  • Vanessa Meireles Mendes
  • Joaquim Pires Valentim

DOI:

https://doi.org/10.12957/psi.saber.soc.2012.4907

Resumo

RESUMO: Esta investigação insere-se num conjunto de pesquisas psicossociais que se centram no estudo da permanência do luso-tropicalismo enquanto representação social na sociedade portuguesa contemporânea, nomeadamente, em torno dos temas da ausência de racismo entre os portugueses, assim como da sua capacidade para estabelecerem relações harmoniosas com outros povos ao longo da História. O estudo aqui apresentado visa fundamentalmente averiguar se as ideias luso-tropicalistas estão presentes nos manuais escolares de História e de Português do ensino primário editados entre 1965 e 1972 em Portugal. Em particular, procura-se explorar se existem ou não traços do luso-tropicalismo nas descrições que aí são feitas dos portugueses e dos africanos. Utilizaram-se no total 23 manuais, cujos textos seleccionados foram sujeitos a análise de conteúdo. Os principais resultados mostram que existe uma diferença clara nas imagens dos africanos, consoante o período em causa. De um modo sintético, na fase das “campanhas de pacificação” são descritos sobretudo como “selvagens” e “rebeldes”; posteriormente são considerados “irmãos portugueses”. É em torno desta ideia de que “somos todos portugueses” em harmonia que se encontram traços do luso-tropicalismo. Adicionalmente, verifica-se uma glorificação das características dos portugueses e das suas acções, a par com uma legitimação do processo de colonização como um direito inquestionável de Portugal. Por último, sublinhe-se a importância dos manuais escolares na disseminação de representações sociais da identidade nacional e na construção da memória colectiva.

ABSTRACT: This research is part from a set of psychosocial investigations centered on the study of the abiding presence in Portuguese contemporaneous society of Luso-Tropicalism as a social representation. This focuses on the themes that point out the absence of prejudice of the Portuguese and their ability for harmonious co-existence among different people along History. The exploratory study presented here seeks to check if these ideas are represented in Portuguese and History school textbooks published in Portugal between 1965 and 1972. In particular, this work aims to explore the existence or inexistence of Luso-Tropicalist traits in the descriptions of Portuguese and African people. We used 23 textbooks, from which selected texts were submitted to content analysis. The main results shows that there is a clear difference in descriptions of African people, depending on which period they refer to. In a synthetic way, we can say that in a “pacification campaigns” phase, they are described as “savages” and “wild”; after that they are considered as “Portuguese brothers”. It is around this idea that “we are all Portuguese” in harmony that we found Luso-Tropicalist traits. Additionally, we observed a glorification of Portuguese characteristics and actions and a legitimation of the colonization process as an unquestionable Portuguese right. Lastly, in this study we underline the importance of textbooks in the dissemination of social representations about national identity and in the construction of collective memory.

Downloads

Publicado

31.01.2013

Como Citar

Mendes, V. M., & Valentim, J. P. (2013). O luso-tropicalismo nos manuais de História e de Português do ensino primário português no período colonial: um estudo exploratório / Luso-tropicalism in History and Portuguese textbooks of Portuguese primary school in the colonial period. Psicologia E Saber Social, 1(2), 221–231. https://doi.org/10.12957/psi.saber.soc.2012.4907

Edição

Seção

Estudo Empírico