Identificação com o grupo: adaptação e validação de uma medida geral para o contexto brasileiro / Group identification: adaptation and validation of a general measure for the Brazilian context

Autores

  • João Fernando Rech Wachelke

DOI:

https://doi.org/10.12957/psi.saber.soc.2012.4898

Resumo

RESUMO: Para muitos fenômenos psicossociais que envolvam grupo e indivíduo, é necessário que o indivíduo sinta-se como parte do grupo, que perceba a importância de uma pertença grupal, para que a instância coletiva possa influenciar seu comportamento ou pensamento. A identificação grupal é um construto que se define pela medida da força de conexão de indivíduos com um grupo a que pertencem. Há medidas de diversos tipos para a identificação grupal, geralmente no formato de escalas de Likert, mas não se encontram medidas genéricas validadas para o contexto brasileiro. Este trabalho buscou propor uma medida simples constituída pela tradução e adaptação de alguns itens já consagrados na literatura internacional e validá-la. Foram escolhidos seis itens de medidas de identificação grupal utilizadas em estudos internacionais. Itens adaptados para medir a identificação com jovens e estudantes universitários foram incluídos no instrumento de uma pesquisa com coleta de dados pela internet, realizada junto a 1203 universitários de sete estados brasileiros; 65% dos participantes eram mulheres, com média de idade 21 anos. Análises exploratórias, confirmatórias e índices de confiabilidade apontaram que os itens comportam-se bem como uma escala unidimensional para os dois grupos de referência avaliados. Constitui, portanto, um instrumento para inclusão dessa variável em pesquisas mesmo que reconhecendo espaço para melhoria dos itens e possibilidade de mensuração multidimensional.

 

ABSTRACT: For various psychosocial phenomena that involve groups and individuals, it is necessary that the individual feels to be part of the group and perceives the importance of group belonging, so that the group instance can influence behavior and thinking. Group identification is a construct defined by the measure of the connection force of individuals with a group that they belong to. There are many kinds of group identification measures, usually in Likert format, but no generic measures validated for the Brazilian context are found. This work has proposed a simple measure consisting in the translation and adaptation of some items that are well known in the international literature and to validate it. Six items of group identification measures employed in international studies were chosen. Items adapted to measure the identification with young people and university undergraduate students were included in the instrument of a study with data collection through the internet, carried out with 1203 undergraduates of seven Brazilian states; 65% of the participants were women, with a mean age of 21 years old. Exploratory and confirmatory analyses and reliability indexes pointed out that the items work well as a one-dimensional scale for the assessed reference groups. The scale is then an instrument for the inclusion of such variable in research, even acknowledging that there is space for the improvement of items and the possibility to conduct multidimensional measurement.

Downloads

Publicado

31.01.2013

Como Citar

Wachelke, J. F. R. (2013). Identificação com o grupo: adaptação e validação de uma medida geral para o contexto brasileiro / Group identification: adaptation and validation of a general measure for the Brazilian context. Psicologia E Saber Social, 1(2), 187–200. https://doi.org/10.12957/psi.saber.soc.2012.4898

Edição

Seção

Estudo Empírico