O papel do sotaque nas relações intergrupais: apresentação de uma área de pesquisa

Autores

  • Luana Elayne Cunha Souza Universidade de Fortaleza, Programa de Pós-Graduação em Psicologia
  • Leoncio Camino Universidade Federal da Paraíba
  • Tiago Jessé Souza Lima Universidade de Fortaleza
  • Ana Beatriz Gomes Fontenele Universidade de Fortaleza

DOI:

https://doi.org/10.12957/psi.saber.soc.2017.33626

Resumo

RESUMO: O presente artigo apresenta uma revisão teórica sobre o estudo do sotaque e sua influência nas relações intergrupais dentro da Psicologia Social. Nesse sentido, analisamos a definição de sotaque e sua centralidade já nos primeiros anos de vida, discutimos sobre o mito de uma língua padrão e apresentamos as principais metodologias no estudo do sotaque.  Além disso, analisamos o processo de avaliação dos sotaques, evidenciando a importância que eles têm para a identidade social dos indivíduos, para desencadear o processo de categorização social e formação de estereótipos e, consequentemente, na discriminação em diversos contextos sociais contra falantes de sotaques considerados fora do padrão. Finalmente, analisamos diferentes interpretações acerca da atribuição de valor negativo a falantes de sotaques considerados fora do padrão e propomos que essa avaliação negativa do sotaque funciona como uma justificação aparentemente neutra utilizada por indivíduos preconceituosos para discriminar falantes de sotaques não padrão, ou seja, os membros de grupos minoritários. Deste modo, defendemos que o estigma do sotaque per se não leva à discriminação, isso só vai ocorrer naqueles indivíduos que já tenham uma representação negativa do grupo alvo.

Palavras-chave: sotaque; relações intergrupais; preconceito; discriminação; legitimação.

ABSTRACT: This article presents a theoretical review on the study of the accent and its influence on intergroup relations within Social Psychology. In this sense, we analyze the definition of an accent and its centrality already in the first years of life, we discuss about the myth of a standard language and present the main methodologies in the study of the accent. In addition, we analyze the process of assessment of accents, highlighting the importance its have for the social identity of individuals, to trigger the process of social categorization and stereotyping and, consequently, discrimination in various social contexts against speakers of accents considered non-standard. Finally, we analyze different interpretations of negative evaluations of speakers of accents considered non-standard and propose that this negative assessment of accent works as a seemingly neutral justification used by prejudiced individuals to discriminate non-standard accent speakers, that is, the minority groups. In this way, we argue that the accent stigma per se does not lead to discrimination, this will only occur in those individuals who already have a negative representation of the target group.

Keywords: accent; intergroup relations; prejudice; discrimination; legitimacy.

Biografia do Autor

Luana Elayne Cunha Souza, Universidade de Fortaleza, Programa de Pós-Graduação em Psicologia

Professora da Universidade de Fortaleza (UNIFOR), atuando na graduação em Psicologia e no Programa de Pós-Graduação em Psicologia. É coordenadora do Laboratório de Estudos sobre Processos de Exclusão Social (LEPES).

Downloads

Publicado

24.04.2018

Como Citar

Souza, L. E. C., Camino, L., Lima, T. J. S., & Fontenele, A. B. G. (2018). O papel do sotaque nas relações intergrupais: apresentação de uma área de pesquisa. Psicologia E Saber Social, 6(2), 243–258. https://doi.org/10.12957/psi.saber.soc.2017.33626

Edição

Seção

Seção especial – ADEPS