Análise crítica do debate presidencial das eleições de 2014 / Critical analysis of presidential debate of 2014 elections

Autores

  • Janaína da Silva Gonçalves Fernandes
  • Nitiren Queiroz Castro
  • Márcia Siqueira de Andrade
  • Marisa Irene Siqueira Castanho

DOI:

https://doi.org/10.12957/psi.saber.soc.2014.14475

Resumo

RESUMO: O objetivo do presente estudo foi analisar o debate eleitoral realizado entre sete candidatos à presidência do Brasil em 2014. A amostra composta pelos discursos disponibilizados na mídia foi submetida à análise temática de conteúdo. Destacaram-se entre os temas de análise: Programas Educacionais; Programas Sociais; Desenvolvimento Social e Econômico; Corrupção na Petrobrás; Outros Casos de Corrupção e Compromissos Assumidos. Como conclusão, os resultados enfatizam a importância da mídia na decisão do voto popular.

Palavras-chave: candidato; discurso; eleição; IRAMUTEQ; mídia.

ABSTRACT: The aim of the present study was to analyze the electoral debate among seven candidates of Brazil´s presidency in 2014. A sample consisting of the speeches available in the media was submitted to thematic content analysis. Among the themes of analysis we pointed out: educational programs; social programs; social and economic development; Petrobras corruption; other instances of corruption and commitments. The results emphasize the importance of the media in voting decision.

Keywords: candidate; discourse; election; IRAMUTEQ; media.

Downloads

Publicado

16.01.2015

Como Citar

Fernandes, J. da S. G., Castro, N. Q., de Andrade, M. S., & Castanho, M. I. S. (2015). Análise crítica do debate presidencial das eleições de 2014 / Critical analysis of presidential debate of 2014 elections. Psicologia E Saber Social, 3(2), 260–266. https://doi.org/10.12957/psi.saber.soc.2014.14475

Edição

Seção

Estudo Empírico