A opinião da opinião – representações sociais acerca da pesquisa de intenção de votos nas eleições de 2014 / The opinion of the opinion - social representations about the research of intent to vote in the 2014 elections

Autores

  • Renata Vetere
  • Denize da Silva Nogueira

DOI:

https://doi.org/10.12957/psi.saber.soc.2014.14474

Resumo

RESUMO: Tendo em vista as discussões e polêmicas acerca das pesquisas de intenção de votos no período eleitoral, o presente artigo objetivou descrever as representações sociais de estudantes de psicologia de uma faculdade particular de Macaé/RJ acerca das pesquisas de intenção de votos nas eleições de 2014. Participaram da coleta 100 universitários, de ambos os sexos e idade variando entre 19 a 55 anos. A coleta de dados foi realizada por meio eletrônico através de um breve questionário, que em parte focaliza os dados sociodemográficos dos participantes e, em outra, apresenta duas questões fechadas e uma aberta, além de uma tarefa de evocação livre ante o termo indutor “pesquisa de intenção de voto”. Os resultados apontam que trata-se de uma representação envolta por desconfiança, com algum tipo de manipulação que visa interesses relacionados à mídia.

Palavras-chave: psicologia social; representações sociais; política; intenção de voto; eleições.

ABSTRACT: Leveraging discussions and polemics about the research of intended to vote in elections, this article aims to describe the social representations of psychology students of a private college in Macaé / RJ about the research intention vote in the elections of 2014. The participants collected 100 university students of both sexes aged 19-55 years. Data collection was conducted electronically through a brief questionnaire, part of which focuses on the socio-demographic data of the participants, and other, features two open and closed questions, plus a free recall task before the inducing term "research voting intention ". The results indicate that it is a representation shrouded by suspicion, with some kind of manipulation that aims to media-related interests.

Keywords: social psychology; social representations; politics; voting intention; elections.

Downloads

Publicado

16.01.2015

Como Citar

Vetere, R., & Nogueira, D. da S. (2015). A opinião da opinião – representações sociais acerca da pesquisa de intenção de votos nas eleições de 2014 / The opinion of the opinion - social representations about the research of intent to vote in the 2014 elections. Psicologia E Saber Social, 3(2), 253–259. https://doi.org/10.12957/psi.saber.soc.2014.14474

Edição

Seção

Estudo Empírico