As representações sociais difundidas pela mídia impressa de São Paulo sobre a Copa do Mundo no Brasil / Social representations diffused by printed media in São Paulo about the World Cup in Brazil

Autores

  • Janaína da Silva Gonçalves Fernandes
  • José Maria Montiel
  • Karina da Costa
  • Márcia Siqueira de Andrade
  • Daniel Bartholomeu

DOI:

https://doi.org/10.12957/psi.saber.soc.2014.12214

Resumo

RESUMO: O objetivo do estudo foi de pesquisar quais as representações sociais veiculadas pela mídia imprensa da cidade de São Paulo sobre a Copa do Mundo no Brasil. Para isto foi realizada uma pesquisa sistemática no acervo impresso do Jornal Folha de São Paulo por meio da palavra-chave copa do mundo. A organização e a análise das reportagens localizadas foram realizadas com o apoio do software de análise quantitativa de dados textuais (IRAMUTEQ). Os resultados apontaram para três classes lexicais sobre a copa do mundo, denominadas: benefícios financeiros, o evento e a narrativa. Considerou-se que as narrativas da mídia apresentaram conteúdos que envolvem o megaevento com um apelo econômico, político e simbólico.

Palavras-chave: Copa do Mundo; IRAMUTEQ; jornal; reportagem; representação social.

ABSTRACT: The aim of the study was to investigate which social representations in press media in São Paulo on the World Cup in Brazil. Was held a systematic research in the archives of the printed newspaper Folha de Sao Paulo by keyword world cup. The organization and analysis of localized reports were carried out with the support of the quantitative analysis of textual data (IRAMUTEQ) software. The results showed three lexical classes about the World Cup, namely: financial benefits, the event and narrative. It was considered that the narratives of media presented contents involving the mega event with an economic, political and symbolic appeal.

Keywords: World Cup; IRAMUTEQ; journal; report; social representation.

Downloads

Publicado

31.07.2014

Como Citar

Fernandes, J. da S. G., Montiel, J. M., da Costa, K., Andrade, M. S. de, & Bartholomeu, D. (2014). As representações sociais difundidas pela mídia impressa de São Paulo sobre a Copa do Mundo no Brasil / Social representations diffused by printed media in São Paulo about the World Cup in Brazil. Psicologia E Saber Social, 3(1), 160–166. https://doi.org/10.12957/psi.saber.soc.2014.12214

Edição

Seção

Estudo Empírico