O ROMANCE ANTIGO E SUA PROPOSTA DE PEDAGOGIA ERÓTICA

Autores

  • Ana Paula Cardoso Vasconcelos Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Palavras-chave:

Erotismo, Pedagogia, Romance, conduta sexual

Resumo

Pretendemos, com este trabalho, apresentar a prática de uma pedagogia erótica, sob a forma de uma questionável libertinagem, observada mediante um cotejo entre os romances Satíricon, de Petrônio (I séc. d.C) e Dáfnis e Cloé, de Longo ( II-III séc. d.C). Dentro dessa perspectiva, tentaremos enfatizar as inquietações que os indivíduos da sociedade greco-romana, representados em ambos os romances, sofriam frente às normas de conduta sexual que permeavam a sociedade da época. Do mesmo modo, refletiremos acerca de questões como: escravidão, racismo,homoerotismo, virgindade e fidelidade conjugal. Questões, ainda hoje, tabu em nossa sociedade.

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Publicado

2009-06-12

Como Citar

Vasconcelos, A. P. C. (2009). O ROMANCE ANTIGO E SUA PROPOSTA DE PEDAGOGIA ERÓTICA. PRINCIPIA, (18), 75–82. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/principia/article/view/8158

Edição

Seção

Artigos