MÚSICA: a dinamogênese do poético1

Autores

  • Sônia de Almeida do Nascimento Escola de Música Villa Lobos da Fundação Anita Mantuano de Artes do Estado do Rio de Janeiro - EMVL FUNARJ

Palavras-chave:

Música, Poético, Hermes, Bachelard, Heidegger

Resumo

Partindo da recusa em aceitar a tese como um princípio teórico, fizemos a experiência da recuperação do sentido gestual/musical que se guarda na palavra: o sentido da thésis. Na recusa, adentramos o caminho do pensar que é deixar fazerse: o Hermes da musicalidade. Essa é a viagem com as asas da liberdade. Nela, trilhamos o caminho da dinamogênese do poético como a dobra do ser. A dobra é ondulação rítmica. É movimento de proximidade e distância instaurador da medida que faz com que todas as artes sejam verdadeiramente Arte: a musicalidade. Como dinamogênese, ou seja, como fonte da onda em movimento, a thésis, o tempo da Música, desvela-se como o lugar da poesia, abrigando a essência velada do ritmo. Nessa caminhada também enfrentamos o confronto entre causalidade e musicalidade.

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Publicado

2009-12-01

Como Citar

do Nascimento, S. de A. (2009). MÚSICA: a dinamogênese do poético1. PRINCIPIA, (19), 9–17. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/principia/article/view/7953

Edição

Seção

Artigos