ALEGORIA E SEGREDO II: Reconstruindo alegorias retóricas: um Manual e um Memorial

Autores

  • Mary Kimiko G Murashima Fundação Getúlio Vargas - FGV

Palavras-chave:

alegoria, retórica, interpretação

Resumo

Segundo de uma série de três artigos que visam a analisar a utilização do discurso alegórico – em sua vertente alegórica e hermenêutica – em três obras de José Saramago: Memorial do convento, Manual de pintura e caligrafia e O evangelho segundo Jesus Cristo. Neste segundo ensaio, enfocaremos a visão clássica sobre alegoria e metáfora, destacando as três qualidades básicas para a “boa mímeses” – a brevidade, a clareza e a verossimilhança – e os fines da alegoria retórica, os quais eram determinados em função da maior ou da menor clareza existente entre sentido literal e figurado. Analisaremos ainda as diferenças estabelecidas pela Retórica clássica entre tota allegoria, permixta apertis allegoria e mala affectatio, considerando ainda como o Maneirismo e o Barroco, inverteram esses valores e de que modo o Memorial do Convento e o Manual de Pintura e Caligrafia, de José Saramago, resgatam a concepção barroca da alegoria construtiva ou retórica.

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Publicado

2010-06-16

Como Citar

G Murashima, M. K. (2010). ALEGORIA E SEGREDO II: Reconstruindo alegorias retóricas: um Manual e um Memorial. PRINCIPIA, (20), 45–49. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/principia/article/view/7824

Edição

Seção

Artigos