OVÍDIO E AS INOVAÇÕES NA ELEGIA LATINA

Autores

  • Márcia Regina de Faria da Silva Universidade do Estado do Rio de Janeiro -UERJ

Palavras-chave:

Ovídio, elegia, desterro

Resumo

Ovídio, o último autor elegíaco do período augustano, começou sua produção literária seguindo a tradição elegíaca latina, inaugurada por Catulo e intensificada por Tibulo e Propércio, que transformaram a elegia latina em verdadeiro estilo literário independente com temática unificada na paixão amorosa do eu-lírico por uma amada específica, trazendo assim a paixão como uma experiência pessoal, não mítica, como fizeram os alexandrinos. Ovídio inicia sua produção poetizando sua paixão por Corina, no livro Amores, mas sua elegia migra da paixão pessoal para a paixão de personagens míticas e históricas, em Heroides, e depois para a teorização da conquista amorosa em Ars Amandi. Em toda essa produção a temática ainda é o amor. Esse sentimento, no entanto, é abordado de uma maneira inovadora. Também em seus últimos livros Tristia e Epistula ex Ponto, ele inova trazendo ainda uma experiência pessoal, mas não mais amorosa. Seu tema passa a ser a dor de ter sido obrigado a deixar Roma, seus amigos e sua família.

Biografia do Autor

Márcia Regina de Faria da Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro -UERJ

Márcia Regina de Faria da Silva possui Graduação e Licenciatura em Português-Literaturas (1991) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Graduação em Português-Latim (1994) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Especialização em Língua e Literatura Latina (1996) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mestrado (2000) e Doutorado (2008) em Letras Clássicas também pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É professora Adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro desde 2002 e atualmente ocupa a Chefia do Departamento de Letras Clássicas e Orientais. Orienta monitoria e Língua Latina e Cultura Clássica, bem como projeto de Extensão. Tem experiência na área de Língua e Literatura Latina, inclusive em nível de Especialização, com aprofundamento em Lírica Elegíaca Latina.

Downloads

Como Citar

da Silva, M. R. de F. (2013). OVÍDIO E AS INOVAÇÕES NA ELEGIA LATINA. PRINCIPIA, 1(26), 99–104. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/principia/article/view/7686

Edição

Seção

Artigos