ASPECTOS MORALIZANTES DAS FÁBULAS DE FEDRO

Autores

  • Márcio Luiz Moitinha Ribeiro Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Palavras-chave:

Fábulas moralizantes, Fedro, Esopo, La Fontaine, Millôr Fernandes

Resumo

Em nosso artigo, propomos traduzir e analisar a fábula latina “A raposa e as uvas” do fabulista Fedro, da Roma, do I século. A partir da qual, teremos por intenção cotejar com as fábulas homônimas de Esopo, fabulista da Grécia antiga, de La Fontaine, fabulista francês, de Monteiro Lobato e de Millôr Fernandes. Nestes dois últimos autores da nossa literatura brasileira, temos a finalidade de destacar com os demais os pontos de contato e as diferenças estilísticas das fábulas homônimas. Analisados alguns aspectos linguísticos e estilísticos, deter-nos-emos, enfim, aos aspectos moralizantes das fábulas e às maneiras pelas quais cada autor moraliza as suas fábulas, com suas semelhanças e diferenças.

Biografia do Autor

Márcio Luiz Moitinha Ribeiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Márcio Luiz Moitinha Ribeiro possui três graduações: uma em Português-Literaturas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (formado em 1992), outra em Português- latim pela mesma Universidade (finalizado em 1993) e a última em Português-grego também pela UERJ, concluso em 1999. Realizou com aprovação três especializações lato sensu: uma em Língua e Literatura Latinas na UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), outra em Língua Portuguesa na UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) e a mais recente em Língua Latina também na UERJ na qual também se especializou em latim cristão, medieval e renascentista. Tornou-se recentemente Doutor em Letras Clássicas pela USP (Universidade de São Paulo) em maio de 2011. Foi promovido a docente Adjunto de Língua e de Literatura latinas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Possui lata experiência na área de Letras Clássicas, com 16 anos de labor. Está apto a lecionar língua latina, literatura latina, língua grega, literatura grega, cultura clássica, filologia românica, língua portuguesa e áreas afins. Lecionou na UNIG, na Universidade Estácio de Sá, na Universidade Castelo Branco (UCB) e no Seminário São José de Niterói (primeiro docente de latim do Seminário), língua latina e grego koiné. O prof. Dr. Márcio Moitinha escreveu diversos artigos em periódicos nos Congressos e Simpósios de Letras Clássicas na UFRJ, UERJ, UFF e USP, já apresentou trabalhos na SBEC (Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos) da qual é sócio, apresentando trabalhos também no Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e 107 Linguísticos da CIFEFIL, em Anais de Congressos, em minicursos e revistas como Principia e Philologus, todos em sua área acadêmica de pesquisa.

Downloads

Como Citar

Ribeiro, M. L. M. (2013). ASPECTOS MORALIZANTES DAS FÁBULAS DE FEDRO. PRINCIPIA, 1(26), 69–76. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/principia/article/view/7683

Edição

Seção

Artigos