RITOS E CRENÇAS RELIGIOSOS NAS GUERRAS ANTIGAS DOS HEBREUS

Autores

  • Luciene de Lima Oliveira Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Palavras-chave:

Guerra, Ritos, Crenças, Hebreus

Resumo

Tendo por base alguns relatos apresentados no Antigo Testamento da Bíblia Cristã, será abordado, neste artigo, a respeito das práticas religiosas que antecediam as pugnas antigas dos hebreus. Percebe-se que o esforço humano e a vitória, em uma peleja, dependiam da Divindade, todavia, eram necessários alguns rituais essenciais como, por exemplo, os sacrifícios de animais, a purificação pessoal, o jejum, o louvor, o clamor e a obediência a Deus, para se alcançar a tão desejada vitória sobre os inimigos em uma batalha.

Biografia do Autor

Luciene de Lima Oliveira, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Luciene de Lima Oliveira Doutoranda em Letras Clássicas pelo PPGLC da UFRJ. Tem experiência na área de Letras Clássicas com ênfase em Grécia Antiga, atuando, principalmente, nos seguintes temas: língua e literatura grega (retórica e poesia lírica grega arcaica). Ressalte-se que suas pesquisas também são direcionadas ao Grego Koiné Vetero e Neotestamentário. É autora da Gramática de Grego Bíblico - Neotestamentária - Tomos I eII.

Downloads

Como Citar

Oliveira, L. de L. (2013). RITOS E CRENÇAS RELIGIOSOS NAS GUERRAS ANTIGAS DOS HEBREUS. PRINCIPIA, 1(26), 49–60. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/principia/article/view/7681

Edição

Seção

Artigos