JÂMBLICO DE CALCIS, UMA ABORDAGEM INTRODUTÓRIA AO FILÓSOFO DO NEOPLATONISMO

Autores

  • Fernanda Lemos de Lima Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Palavras-chave:

Jâmblico – Neoplatonismo – Teurgia – Filosofia – Erotapokríseis

Resumo

Jâmblico de Cálcils, autor do século III d.C. cuja escrita se insere na esfera do neoplatonismo, apresenta um texto que lida com as temáticas da relação entre o divino e o humano, valendo-se de uma argumentação em que entram elementos da filosofia e da teurgia. O presente artigo pretende apresentar uma primeira abordagem da figura de Jâmblico enquanto filósofo do neoplatonismo, além de pretender lançar olhar introdutório à leitura da obra “Resposta do mestre Abamon à carta de Porfírio dirigida a Anebo e soluções às dúvidas nela Expressas”, mais conhecida pelo título “Sobre os mistérios”. Nessa imensa missiva em resposta às questões de Porfírio, observa-se como a voz que responde às indagações constrói sua argumentação através de recursos retóricos específicos, bem como, a partir de uma estrutura que se vale das “erotapokríseis”.

Biografia do Autor

Fernanda Lemos de Lima, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Fernanda Lemos de Lima Graduada em Letras - Português - Grego (UFRJ - 1993), mestra em Letras (Ciência da Literatura) pela UFRJ (1997) e doutora em Letras (Ciência da Literatura) pela UFRJ (2003). Professora adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem atuado no mestrado em Literatura Comparada e Teoria da Literatura, oferecendo disciplinas voltadas para a teoria da literatura e sua percepção da obra de arte incômoda na Modernidade e em outros momentos de crise, a partir de teóricos como Adorno, Benjamin, Koselleck, entre outros. Na graduação, oferece disciplinas de Literaturas Clássicas e, na 106 extensão, oferece cursos de grego moderno. Coordena o Projeto de Pesquisa " Walter Benjamin e Theodor Adorno: as teorias da modernidade para uma releitura da poiésis em momento de crise e ruptura". No segundo semestre de 2012, iniciou pesquisa em torno da filosofia grega na época imperial romana, com vistas à compreensão de uma espécie de crise da religião e filosofia pagãs, com especial ênfase no trabalho de Jâmblico de Calcis.

Downloads

Como Citar

de Lima, F. L. (2013). JÂMBLICO DE CALCIS, UMA ABORDAGEM INTRODUTÓRIA AO FILÓSOFO DO NEOPLATONISMO. PRINCIPIA, 1(26), 35–48. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/principia/article/view/7680

Edição

Seção

Artigos