O SANTO E A PORCA, DE ARIANO SUASSUNA, E A AULULÁRIA, DE PLAUTO - UMA LIGAÇÃO MUITO "SUSPEITOSA"

Autores

  • José de Oliveira Magalhães

DOI:

https://doi.org/10.12957/principia.2002.69522

Palavras-chave:

Suassuna, Comédia, Plauto,

Resumo

Tem este trabalho a pretensão de mostrar a comédia plautina, através da Aulularia, passados já vinte e dois séculos de sua primeira representação em Roma, continua despertando vivo interesse de escritores e. em particular de comediógrafos modernos. Entre eles evidencia-se o nosso Ariano Suassuna, com a peça O Santo e a Porca.

A motivação próxima para a realização do presente estudo deveu sea constatação do uso de uma linguagem comprometida com o universo lingüístico popular do nordeste brasileiro com que o autor de O Santo e a Porca recriou a peça de Plauto.

Dada a natureza prioritariamente informativa do trabalho, não houve preocupação de aprofundamento em aspectos necessários a uma discussão sobre imitação ou recriação ou cópia, mas tão somente a busca de elementos que pudessem caracterizar a semelhança de temas, personagens e vocabulários em ambas as comédias, Por outro lado, sendo a Aulularia uma comédia imitada da Comédia Nova grega, sentiu-se a necessidade de definir comédia etimologicamente e de apresentar um pequeno histórico de Comédia Antiga, Média, Nova e Comédia Latina.] Para execução do trabalho, serviu de fundamentação teórica a bibliografia citada. Além disso, foram de grande valia as anotações das aulas do mestrado em Língua e Literatura Latina na UFRJ. E para as citações do texto da Aulularia, foi utilizada a tradução portuguesa de Agostinho da Silva, publicada por Livrarias Ediouro, Rio de Janeiro, s/d, in Plauto e Terêncio - A Comédia Latina, que parece ter sido a fonte de Ariano Suassuna. Já para as de O Santo e a Porca, fez-se uso de O Santo e a Porca - O Casamento Suspeitoso, da José Olympio Editora, 8. ed., Rio de Janeiro, 1989.

Downloads

Publicado

2022-12-01

Como Citar

Magalhães, J. de O. (2022). O SANTO E A PORCA, DE ARIANO SUASSUNA, E A AULULÁRIA, DE PLAUTO - UMA LIGAÇÃO MUITO "SUSPEITOSA". PRINCIPIA, 1(8), 58–74. https://doi.org/10.12957/principia.2002.69522

Edição

Seção

Artigos