AS LINHAS E AS CORES DA HISTÓRIA

Autores

  • Mary Murashima Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ / Fundação Getúlio Vargas - FGV

Palavras-chave:

Pintura, Poesis, História

Resumo

Uma leitura da raízes históricas da relação entre pintura e retórica, no seio do discurso clássico, desde a marginalização da imagem na metafísica platônica até a dessublimação da idéia de belo – via influência aristotélica –, chegando ao Ut pictura poesis, de Horácio, tendo em vista a revisitação dos conceitos de história-arte e história-ciência à luz da arqueologia foucaultiana, por meio da comparação entre o quadro A Fábula de Aracne, de Diego de Velázquez, e o livro VI das "Metamorfoses", de Ovídio.

Downloads

Publicado

2012-06-01

Como Citar

Murashima, M. (2012). AS LINHAS E AS CORES DA HISTÓRIA. PRINCIPIA, (22), 17–35. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/principia/article/view/6360

Edição

Seção

Artigos