ALEGORIA E SEGREDO III

Autores

  • Mary Kimiko G. Murashima Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ / Fundação Getúlio Vargas - FGV

Palavras-chave:

alegoria, retórica, interpretação

Resumo

Terceiro de uma série de três artigos que visam a analisar a utilização do discurso alegórico – em sua vertente alegórica e hermenêutica – em três obras de José Saramago: Memorial do convento, Manual de pintura e caligrafia e O evangelho segundo Jesus Cristo. Neste terceiro ensaio, enfocaremos a visão hermenêutica sobre alegoria e suas relações com a tipologia, destacando a visão dos Padres das Escrituras Sagradas, além da leitura de Santo Agostinho, do Venerável Beda e de São Tomás de Aquino acerca da alegoria hermenêutica. Analisaremos, ainda, as diferenças estabelecidas por Walter Benjamin entre a alegoria e o símbolo, para mostrar como José Saramago reconstrói a alegoria hermenêutica aplicada às Sagradas Escrituras, adotando o ponto de vista benjaminiano, em O evangelho segundo Jesus Cristo.

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Publicado

2012-12-01

Como Citar

G. Murashima, M. K. (2012). ALEGORIA E SEGREDO III. PRINCIPIA, (25), 55–66. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/principia/article/view/6152

Edição

Seção

Artigos